Abrigo de animais em Pomerode deve ser inaugurado em breve
Necessidade municipal antiga, o abrigo está em obras há alguns meses e, segundo o Secretário de Agricultura e Meio
Ambiente, para a sua inauguração é preciso finalizar algumas questões burocráticas
A situação se repete constantemente. São casos de cães e gatos abandonados pelas ruas da cidade. E quando encontrá-los, o que fazer? Por ora, não há nenhum órgão público responsável pelo recolhimento dos animais. No entanto, o espaço para Abrigamento Temporário de Animais está sendo finalizado.
Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Pomerode, Maurício Wisnieswski, há questões burocráticas a ser observadas. “Estamos em busca do credenciamento de uma entidade que seja responsável pelo estabelecimento. Acreditamos que a inauguração aconteça em breve”, completa.
O Abrigo Provisório atenderá cães e gatos que ficarão à disposição para adoção. O recolhimento dos animais, segundo o Secretário, será efetuado conforme necessidade. “Vamos atender os casos de abandono e encaminhar esses animais ao abrigo. Para isso contamos com o apoio da população”, explica.
O Secretário revela ainda que há outras questões a ser verificadas. “Ainda precisamos analisar o horário de atendimento, plantões nos fins de semana e outras pendências. Quando estivermos com todas as questões resolvidas, vamos divulgar amplamente”, finaliza.
Atualmente, quando um animal é encontrado na rua, alguma entidade ou a própria comunidade o recolhe para cuidados básicos e o disponibiliza à adoção.
O Abrigo Provisório ocupará o antigo prédio da Escola Municipal Professora Nilza Silva Guenther, localizado à Rua Vale do Selke Grande. A reforma do local iniciou no dia 25 de junho de 2014.