Geral

A realeza em detalhes

No entanto, ao chegar lá, a rotina vai muito além de participar do evento, tirar fotos, receber os visitantes e desfilar pelas ruas

1 de junho de 2015

No entanto, ao chegar lá, a rotina vai muito além de participar do evento, tirar fotos, receber os visitantes e desfilar pelas ruas. A realeza se prepara durante o ano para representar nosso município e, quanto mais próxima a data fica, mais a ansiedade toma conta e o dia- a-dia mais corrido.

Um dia antes de iniciar a 31ª Festa Pomerana, o Jornal de Pomerode acompanhou nossa Rainha e Princesas em sua preparação no salão de beleza antes da participação em um programa de televisão. Neste tempo, conversamos com a Rainha Michele Daiane Utech para descobrir, com detalhes, o dia de uma realeza e as mudanças vividas com esse reinado.

Quando foi escolhida Rainha do Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo (Salão Belz), em 2012, Michele se preparou para encarar o que seria um grande desafio e a realização de um sonho. Não posso deixar de agradecer ao meu coordenador Marcelo pelo apoio e dedicação neste período. Sei que a conquista era um sonho de todas, mas a preparação e o sentimento verdadeiro é que fazem a diferença, completa.

E o dia chegou. Foi durante a 30ª Festa Pomerana que Michele escutou anunciarem seu nome como a representante da Festa do ano seguinte. Lágrimas, emoção e alegria puderam ser observadas neste que foi o primeiro momento da grande mudança.

Desde estão, a participação em eventos estaduais e nacionais foi uma constante para a divulgação da 31ª Festa Pomerana, que começou na sexta-feira, dia 10 de janeiro.

Para isso, a preparação começa no salão de beleza, onde Rainha e Princesas passam cerca de três horas antes de chegarem ao evento. São muitas pessoas que trabalham para nos arrumar, é lavar, escovar, secar, o pré-penteado, a finalização, a maquiagem e, em alguns casos, até a unha. Apegamo-nos aos profissionais e, com certeza, sentiremos saudade desse convívio que, durante a Festa, se faz muito mais intenso, completa Michele.

Para sempre andarem em harmonia, o penteado, os trajes e as faixas são definidas em conjunto pelo trio. Sempre há a preocupação de estarmos em harmonia e combinando. Eu possuo oito trajes e quatro coroas, somando as minhas e as que a Secretaria disponibiliza, explica a Rainha.

E nem só de rotina de beleza que vive a realeza, o social é fundamental para o sucesso do evento. Desde o dia em que você se torna uma representante do município as pessoas começam a te reconhecer na rua e, com isso, a, mesmo que involuntariamente, esperar determinadas ações suas. Sempre tratei e sempre tratarei a todos da mesma forma, independentemente da condição social ou financeira. Não se pode deixar de ser quem você é, mas naturalmente a Rainha da Festa assume o papel e assim passo a representar a cidade com a função que me foi dada, a de divulgar a cultura de nosso município, afirma.

Com a cadeia de relacionamentos ainda maior e intensa, algumas conquistas puderam ser efetuadas durante 2013. Desde pequena sempre fui muito falante, ativa e participativa. Mas, com certeza, ser Rainha me fez dar alguns passos que talvez não daria. Uma delas foi o programa de televisão que gravei. Uma experiência única, onde conheci os envolvidos por estar representando nossa cidade. Além disso, também tive uma realização pessoal ao efetuar fotos para o book, conta Michele.

Nascida em Blumenau, a Rainha Michele começou a se apaixonar pela cultura alemã e tudo que ela representa, de fato, quando veio morar na cidade, com 15 anos.

Hoje, com 20, já conquistou um de seus objetivos e representa a cidade com muito amor. Sempre admirei a Festa, por ser bem familiar e ponto de encontro de amigos. Quando me tornei Rainha, o sentimento que tomou conta de mim foi só de felicidade. Hoje, a cada evento que me faço presente, aprendo mais com as demais culturas e acredito que a Festa, além de preservar a nossa cultura, também deve se aproximar das outras. O sentimento que nos une é um só, enaltece.

Para acompanhar a realeza durante os 12 dias do evento, Malaica Hille irá coordenar a Rainha e as Princesas. A coordenação, durante o evento, funciona para que estejamos em todos os lugares durante a noite. Participamos das competições, estamos no Pavilhão Cultural e também no Principal, além de andar pelo Parque, explica.

Em um ano, além das conquistas, o aprendizado também foi intenso. Sempre fui paciente e me dou bem com as pessoas, mas acredito que aprendi a ter mais senso coletivo nesse período. Além disso, cada lugar que visitamos agregou algo a mim, completa.

Durante a Festa, Michele, que trabalha em uma empresa de brinquedos, foi liberada para dedicar-se especialmente ao evento. Com a rotina que temos durante os dias do evento, sabemos da dedicação que temos que ter. A empresa me liberou nesse período e isso comprova que a Festa é importante para toda a cidade, afirma.

Para ver de perto a beleza, a simpatia e o bom humor da nossa realeza, basta estar presente na 31ª Festa Pomerana. Compareça e aproveite!

Notícias relacionadas