Economia

A Olho Embutidos e Defumados dobra tamanho da unidade fabril

Até o final do ano, será inaugurada a nova fábrica e a maior parte dos investimentos está concentrada em tecnologia e modernização dos equipamentos

25 de maio de 2022

Foto: Divulgação

A Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode, marca com 88 anos de histórias, inaugura até o final do ano a sua nova fábrica. São mais de mil metros quadrados, um pouco mais que o dobro da planta atual, resultado de um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões em edificação e inovação. A empresa tinha planos de inaugurar a nova planta antes da pandemia, mas deu uma parada nos últimos dois anos e agora volta a tocar o projeto.

A empresa investiu muito na modernização dos equipamentos e em tecnologia. Tecnologias essas que têm por objetivo aumentar a produtividade, reduzir custos, criar novos produtos e ampliar a participação da empresa no mercado. Porém, os diretores, Luiz Antonio Bergamo e Rolf Konell Jr., enfatizam que tudo isso terá que acontecer preservando a qualidade do produto artesanal e tradicional. “Não queremos crescer e perder nossa identidade de produtos referências em qualidade.”

“É importante usar a tecnologia sempre, mas sem perder as características artesanais, que é o que atrai mais público para os nossos produtos. É o que o consumidor da Olho procura, um produto diferenciado.”, conta Bergamo. Um exemplo disso é a linguiça Blumenau moída (200g em ATM), vendida para o consumidor final. Os sócios contam que ela é resultado de um ano de estudos com a Duas Rodas, com o objetivo de encontrar uma forma de embalar a linguiça sem perder a qualidade. “A tecnologia desenvolvida facilitou a criação de uma embalagem com a atmosfera modificada, na qual a linguiça não tem contato com o oxigênio, preservando dessa maneira suas características originais. A Olho é a única empresa de embutidos que vende linguiça moída com esse tipo de embalagem”, afirmam.

Atualmente, a produção mensal está em torno de 40 toneladas mensal e a fábrica terá capacidade para até 100 toneladas em um único turno por mês. De acordo com Rolf, para este ano está previsto crescimento de 25% no faturamento. Depois que a fábrica for inaugurada, será possível triplicar, futuramente, o faturamento da empresa com a conquista de novos mercados e a criação de produtos.

Foto: Divulgação

 

Atualmente, a empresa conta com cerca de mil pontos de vendas e deve chegar até o fim de 2022 com 1.200. O Vale do Itajaí e o Litoral são as regiões com maior concentração de pontos de vendas da Olho. Mas, já está no planejamento do departamento comercial, buscar novos mercados dentro de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Olho Defumados e Embutidos pode vender para todo o Brasil, visto que a empresa é uma das poucas que tem e foi a primeira do Estado no segmento de embutidos a obter a certificação SISBI, outorgada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

 

Sobre a Olho

A marca foi fundada em 1934 e tem a linguiça Blumenau como seu carro-chefe, responsável por cerca de 60% do faturamento. No entanto, a Olho também é conhecida pela qualidade de produtos como as salsichas (branca e vermelha), linguiça patê e linguicinha húngara. Além disso, a empresa pretende investir em novas linguiças e salames.

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