A história política de Pomerode nas mãos de 13 comandantes
Ele é a pessoa mais importante dentro de um município, uma vez que as principais decisões passam pelas suas mãos. No entanto, quem tem a missão de colocá-lo no poder é o povo, através do voto. Estamos falando do Prefeito, cujo dia a ele comemorado será no domingo, dia 06 de outubro.
Ele é a pessoa mais importante dentro de um município, uma vez que as principais decisões passam pelas suas mãos. No entanto, quem tem a missão de colocá-lo no poder é o povo, através do voto. Estamos falando do Prefeito, cujo dia a ele comemorado será no domingo, dia 06 de outubro.
Mas qual a real função de um prefeito? A grosso modo, ele encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. A elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida também estão entre as suas tarefas. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.
Pomerode, em sua história de 54 anos, já teve 13 chefes do Executivo. O primeiro, que teve um mandato provisório, logo após a emancipação do município, foi Guilherme Alípio Nunes, que governou a cidade no período de 21 de janeiro de 1959 a 31 de janeiro de 1961. Já Arnoldo Hass foi o primeiro prefeito eleito, com mandato de 01 de fevereiro de 1961 a 31 de janeiro de 1966, seguido por Ralf Knaesel, que esteve à frente da Administração Municipal de 01 de fevereiro de 1966 a 31 de janeiro de 1970. Nesta época, municípios que possuíam menos de dez mil habitantes não elegiam o vice-prefeito e, conforme a necessidade, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores assumia o cargo. A Constituição de 1967 modificou o sistema de eleição e designou o cargo de Prefeito e de Vice-Prefeito, que não existia até então.
Na sequência, foi a vez de Mário Jung ser eleito, juntamente com Rudolfo Hornburg, para o período de 01 de fevereiro de 1970 a 31 de janeiro de 1973. Alwin Klotz e Júlio Klotz vieram logo depois, de 01 de fevereiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977.
Um dado interessante na história política pomerodense é que nenhum prefeito foi reeleito. Mas o título de maior vencedor das eleições cabe a Henrique Drews Filho, que governou a cidade em três oportunidades, de maneira alternada. A primeira, juntamente com o vice Rodolfo Siewert, foi entre 01 de fevereiro de 1977 e 31 de janeiro de 1983. Eugênio Zimmer veio na sequência, com Nelson Riemer, no período compreendido entre 01 de fevereiro de 1983 e 31 de dezembro de 1988. Henrique Drews Filho voltou à Prefeitura, com Wilhelm Zilz, em 01 de janeiro de 1989, permanecendo até 31 de dezembro de1992. Depois, foi a vez de Nelson Kickhoefel e Júlio Klotz assumirem o maior posto político da cidade, no período de 01 de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996.
Logo após, houve outro episódio inédito na história política de Pomerode: a cassação de um mandato. Henrique Drews Filho, que assumiu em 01 de janeiro de 1997, foi afastado por ordem judicial, em maio de 2000. Em seu lugar, assumiu o vice, Reimund Viebrantz, que governou Pomerode até 31 de dezembro de 2000.
Em 01 de janeiro de 2001, Magrit Krueger foi a primeira e única mulher a estar no comando da cidade, juntamente com o vice Ércio Kriek, até o dia 31 de dezembro de 2004. Um dia após, Ércio mudou de cargo e ocupou a cadeira de prefeito, com Ivone Spranger, até 31 de dezembro de 2008. Em seu lugar, Paulo Maurício Pizzolatti e Gladys Dinah Siewert Knaesel, do dia 01 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, tiveram a oportunidade de realizar a 14ª gestão da história pomerodense.
Atualmente, quem ocupa o cargo de prefeito é Rolf Nicolodelli, juntamente com Ricardo Campestrini, eleitos no dia 07 de outubro de 2012, com 8.840 votos. Sob o slogan A força do povo muda Pomerode, a coligação era formada pelos partidos PMDB e PSD. O mandato dos novos governantes iniciou em 01 de janeiro de 2013 e vai até 31 de dezembro de 2016.
Rolf declara ser uma honra ser prefeito de uma cidade como a nossa. Desde criança, aprendi com meus pais que devemos servir ao próximo. Carrego comigo esse ensinamento e acredito que cada um de nós deveria ter a iniciativa de fazer algo pelo seu semelhante. Todos têm algo para contribuir, seja como membro de alguma entidade, associação, de um clube ou conselho, enfim. Sinto muito orgulho em ser prefeito de Pomerode, em poder servir a nossa cidade, e a magia disso não está em ser chamado de prefeito, mas sim, buscar as soluções para os problemas que enfrentamos em nosso município, em contribuir para uma cidade melhor. Apontar defeitos e criticar é muito fácil, no entanto, buscar soluções para melhorar como um todo é o diferencial. E esse diferencial é o que te faz crescer como pessoa, declarou.