A grande festa do lançamento dos JASC 2004
O lançamento dos JASC 2004 ? Tríade do Vale ? por unir três pequenos municípios, Pomerode, Timbó e Indaial, se transformou em uma grande festa, reunindo um público de quase duas mil pessoas.
O lançamento dos JASC 2004 ? Tríade do Vale ? por unir três pequenos municípios, Pomerode, Timbó e Indaial, se transformou em uma grande festa, reunindo um público de quase duas mil pessoas. Realizado na quarta-feira à noite (21) durante a 21ª Festa Pomerana, reuniu além dos prefeitos das três cidades, Magrit Krueger (Pomerode), Waldir Ladehoff (Timbó) e Olímpio Tomio (Indaial), o secretário da Organização do Lazer, Gilmar Knaesel, e as maiores autoridades do esporte em Santa Catarina, como João Ghizonni, presidente da Fesporte e também o idealizador do projeto, Marcelo Greuel, gerente da Secretaria da Organização do Lazer.
O protocolo iniciou citando todas as cidades sedes até agora dos Jogos Abertos de Santa Catarina e enfatizou como marco histórico os jogos deste ano, justamente por ter como sede três municípios, fato único até hoje em Santa Catarina. A abertura foi feita por Marcelo Greuel, que após saudar os três prefeitos, saudou em nome deles todos os presentes. Mudando o discurso na última hora, Greuel ressaltou que não iria falar de administração e nem de estrutura, como havia programado.
Citou primeiramente um grande atleta pomerodense, o ciclista Hans Fischer, que representou Pomerode e o País em competições nacionais e internacionais, elevando o nome de sua cidade, estado e País. Morto em um acidente, onde foi atropelado durante um treino, Fischer certamente estaria vibrando com a notícia, salientou Greuel. Em seguida se referiu ao JASC 2004 como um sonho coletivo, que surgiu da vontade expressa de três administradores ousados. “Ousados sim, porque esquecendo as dificuldades, aceitaram o desafio”. Para Greuel, estes jogos serão os jogos abertos da cultura, do esporte e do turismo. “Um conjunto que fará com que os JASC entre para a história”.
O prefeito Olímpio Tomio classificou os JASC como uma conquista, um momento especial. “Três municípios estão unidos em torno de um único objetivo, que é enaltecer o esporte. E todos estão se empenhando ao máximo para que tudo corra da melhor forma possível.
Waldir Ladehoff, prefeito de Timbó, iniciou o discurso saudando a prefeita Magrit Krueger e o prefeito Olímpio Tomio como companheiros de luta. Agradeceu a decisão dos conselheiros, pois sem eles, esta festa de vitória não estaria sendo realizada. “O que vejo hoje são três comunidades entusiasmadas pela condição de serem sedes dos Jogos Abertos. São três municípios, que mesmo tendo siglas partidárias, estão unidas em um só propósito: o esporte como atividade sadia e qualidade de vida”.
A prefeita Magrit Krueger, anfitriã deste momento especial, e bastante emocionada, disse ser esta ocasião a sua maior felicidade. “Pomerode está em festa. E agora a festa é bem maior. Iremos nos dedicar de corpo e alma para realizar uma competição que vai marcar o esporte em Santa Catarina. Um sonho que Santa Catarina jamais vai esquecer”, disse. Ressaltou, a exemplo de Ladehoff, a diferença das siglas partidárias, que foram esquecidas em torno de um objetivo muito grande. “O esporte não é política, não faz parte da política. O esporte é do povo e não tem sigla partidária. O exemplo está aqui, hoje, quando reunimos tanta gente das mais diferentes bandeiras partidárias em uma grande festa”.
O secretário da Organização do Lazer, Gilmar Knaesel, em seu quarto mandato, disse ser este um dos momentos mais especiais que já presenciou. Representando o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, deu a notícia pela qual todos aguardavam ansiosamente: a homologação por parte do Governo Estadual da decisão dos conselheiros e que fez Pomerode, Timbó e Indaial serem sedes dos JASC 2004.
Citou a descentralização que chega ao esporte, através da decisão tomada no final do ano passado, na qual os conselheiros elegeram os três municípios sedes dos JASC. “Este projeto, este sonho, hoje já é uma realidade”, salientou. Para ele, uma nova realidade está chegando em Santa Catarina. “Queremos ser o melhor pólo receptivo de lazer do Brasil. E este tem três vertentes, que se interligam: a cultura, o esporte e o turismo. A Festa Pomerana é um exemplo”. Disse ainda que Santa Catarina está se preparando tecnicamente, profissionalmente e administrativamente para ser uma referência brasileira neste aspecto.
Por último, fez uma referência aos 45 anos de emancipação político-administrativa de Pomerode, comemorados exatamente na quarta-feira (21). “Pomerode foi o último distrito de Blumenau a se emancipar e se transformou em um dos melhores lugares para se viver”.
Apresentações especiais
Cada município levou um atrativo para ser apresentado ao público e convidados. Indaial apresentou um grupo de dança, composto por meninas que deram um verdadeiro show. Timbó mostrou a Big Band Timbó, sob a regência do irreverente maestro Luiz Lenzi, um dos mais jovens de Santa Catarina. Pomerode, como não poderia deixar de ser, apresentou o coral Pommern Sänger, a banda Die Originale Rega Bläser e um grupo folclórico composto por integrantes de todos os grupos existentes em Pomerode. Nas palavras da prefeita anfitriã, Magrit Krueger, “Pomerode está em festa. Festa esta que terá continuidade na história de Santa Catarina através dos JASC”.