Geral

A comunidade de Pomerode Fundos

A comunidade de Pomerode Fundos ainda preserva os costumes e a cultura dos seus imigrantes alemães através dos clubes de caça e tiro que, entre outras atividades realizam as festas de reis e rainha do tiro. Mas, a cultura italiana está fortemente presente nesta comunidade. As pessoas de Pomerode Fundos…

26 de julho de 2010

A comunidade de Pomerode Fundos ainda preserva os costumes e a cultura dos seus imigrantes alemães através dos clubes de caça e tiro que, entre outras atividades realizam as festas de reis e rainha do tiro. Mas, a cultura italiana está fortemente presente nesta comunidade.
As pessoas de Pomerode Fundos são simples e alegres. Cultivam instituições como a igreja, a família e a escola, preservando valores a elas ligados. A maioria dos pais são trabalhadores das indústrias do município, contudo há famílias que se dedicam a atividades agrícolas.

A Professora Nora

Nora Krueger Dallmann nasceu em 19 de abril de 1950, na cidade de Pomerode. É filha de Hellmuth Krueger e de Alida Krueger. Casou-se com Elmo Dallmann no dia 28 de outubro de 1972, tendo quatro filhos.
Cursou o Primeiro Grau na Escola de Educação Básica José Bonifácio, fazendo mais tarde o Curso Normal de férias, na cidade de Blumenau. Enquanto estudava dependia de outras pessoas para cuidar de seus filhos e, ao chegar em casa, precisava dividir sua atenção entre os filhos e os afazeres domésticos. O que fez Nora estudar e crescer profissionalmente foi a grande vontade de dar a seus alunos e filhos uma boa educação e bons estudos.
A professora Nora iniciou sua carreira profissional em 01 de março de 1967, na Escola Municipal Victor Konder. Trabalhou como professora substituta na Escola Municipal Rodrigues Alves e na Escola de Ensino Fundamental Testo Central Alto, sendo que em 21 de fevereiro de 1983 começou a lecionar na Escola Municipal Duque de Caxias, onde trabalhou durante oito anos.
Nora Krueger Dallmann se aposentou em 30 de abril de 1991 e veio a falecer em 10 de junho de 2003, com 53 anos de idade.

CEI Nora Krueger Dallmann

No dia 20 de maio de 2004, a Escola Municipal Victor Konder passou a denominar-se Centro de Educação Infantil Municipal “Professora Nora Krueger Dallmann”, em sua homenagem. Deve seu nome a uma professora que dedicou seus primeiros anos de magistério a localidade de Pomerode Fundos. Sempre prestativa, oferecia segurança, amparo e profissionalismo para todos.
Assim, O CEI Nora Krueger Dallmann tem a função de contribuir no cuidado e educação dos filhos de mulheres que trabalham fora de casa, com compromisso pedagógico, criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Como sujeito, a criança precisa ser instigada a avançar com autonomia, a se exprimir com propriedade, a construir espaços próprios, a tomar iniciativa, a participar com responsabilidade, enfim, a fazer acontecer e a aprender a aprender.

Em 20 de maio de 2004 o CEI Nora Krueger Dallmann foi inaugurado sob a coordenação da Professora Iraci Oliari e contava com um número de 13 crianças (entre 0 a 06 anos de idade).
Em 01 de setembro de 2005 assumiu a coordenação a Professora Karina Vanessa Schmitt. Hoje o CEI atende 42 crianças, entre quatro meses e 06 anos de idade, no horário de 06h às 18h30min.
Durante esses seis anos de existência o CEI tem procurado melhorar, juntamente com toda a equipe de funcionárias e APP – Associação de Pais e Professoras. É uma busca incansável da comunidade e pais em melhorar o espaço que já dispomos, em adquirir material pedagógico para todas as turmas, em participar de eventos e realmente em investir na educação das crianças.
Nosso desafio é mostrar que a educação infantil é a fase mais importante da infância. É nessa idade que estão sendo construídos os conceitos, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si mesmo, caráter e personalidade.
Ressaltamos que nossas maiores conquistas estão relacionadas ao bem-estar de cada uma de nossas crianças, que estão em nossas mãos, sob nossos cuidados e olhares. O melhor presente que ganhamos é o sorriso e a gargalhada de uma criança feliz, de um muito obrigado dos pais, de um elogio de quem está ao nosso lado.
A maior gratificação da profissão que exercemos é observar o desenvolvimento, o avanço, o crescimento de um ser tão pequeno, que passa o dia conosco, que cresce em nossas mãos e aprende com o nosso conhecimento. E como crescem rápido…
 

Notícias relacionadas