A caminho das grandes realizações
Agente de desenvolvimento tem papel fundamental no fortalecimento de MEIs. Por meio de capacitações oferecidas
pela sala do empreendedor, no prédio anexo a Prefeitura Municipal de Pomerode
Desde 2009, quando foi criada a figura jurídica do MEI, mais de 100 mil microempreendedores individuais evoluíram para a condição de ME (microempresa). Entre os motivos indicados para essa escalada empresarial está o faturamento anual superior a R$ 60 mil (limite legal para ser um MEI), a contratação de mais de um funcionário e ainda a participação em outros negócios. Como microempresas, o faturamento anual pode ser de até R$ 360 mil e não há limite para contratar empregados.
Nos poucos anos de existência da figura legal do MEI, desde julho de 2009, a evolução para microempresa tem sido uma forte tendência. Segundo dados do Sebrae, no ano passado foram quase 50 mil os empresários que mudaram de categoria. A grande maioria dos Microempreendedores Individuais demonstra que querem crescer, faturar mais, expandir os negócios.
Essa ascensão empresarial é muito positiva não só para esses empreendedores, mas para a economia como um todo.
Alguns Micro Empreendedores Individuais (MEIs) se destacaram em Pomerode nos últimos sete meses em Pomerode. Em comum, os cases, são mencionados por suas participações ativas nas capacitações oferecidas através da sala do empreendedor, destinadas a contribuir para o crescimento e expandir seu negócio. Mesmo em tempos de crise, os bons desempenhos destes MEIs resultaram na migração para a categoria de Micro Empreendedores. É o caso da Micro Empreendedora Morgana Cristina Zanlucchi, proprietária da Empresa Bella e Chic Morgana Modas, que atua na área comercial de vestuário e acessórios e foi destaque no mês de maio .
Morgana conta que tudo começou graças a sua mãe, ela que ergueu esse sonho. Começaram vendendo a mercadoria de casa em casa, trabalharam duro, juntaram dinheiro e construíram um prédio aonde até então seria a casa nova. Depois de um tempo, Morgana conversou com sua mãe, e resolveram montar a loja na própria casa. Para isso, Morgana precisou ser emancipada, pois tinha apenas 16 anos. No começo, sua mãe não havia gostado muito da ideia, mas Morgana conseguiu convencê-la. A loja foi aberta no nome da mãe já que Morgana não tinha idade para abrir o MEI, e ela trabalhava como funcionária.
No início, foi muito difícil, as vendas eram poucas, pois a sua loja era em um bairro, então Morgana resolveu criar uma página no Facebook, que acabou fazendo toda a diferença.
Hoje, Morgana já conseguiu abrir a sua própria loja, a Bella e Chic Morgana Modas, no centro da cidade, e sua mãe continua cuidando da loja no Bairro, a Chic Bella Modas. “Trabalhamos muito para conseguir tudo isso, não tenho preguiça, tudo o que quero é satisfazer meus clientes e ajudá-los o máximo que posso”, explica.
Abrir o seu negócio como MEI, foi muito importante, pois além de estar completamente legalizada, ainda usufrui dos benefícios concedidos através da Lei Geral. E através do apoio da Sala do Empreendedor, Morgana teve a oportunidade de participar de feiras, palestras e oficinas, que a ajudaram a verificar os detalhes que fazem a diferença no dia a dia.
Uma grande diferença foi à venda via internet, com entrega para todo o Brasil, algo que só foi possível através da formalização e emissão de nota fiscal.”Formalizar-me como MEI foi muito importante. Nesses quase cinco anos cresci muito, ganhei muitos cursos através da parceria da Sala do Empreendedor e do SEBRAE e junto com isso, muito aprendizado. Espero daqui para frente crescer sempre, batalhar e lutar para crescer, mas nunca se esquecer de onde realmente eu vim. Tenho muito orgulho de ser uma MEI”, justifica Morgana.
Agente de Desenvolvimento – um elo entre a administração pública e os pequenos negócios – Para a agente de desenvolvimento, Sheyla Hennich Mendonça, cases, como o de Morgana, demonstram que com empenho é possível se manter até mesmo em tempos em que a economia não se mostra muito favorável. “Acredito que nesse momento de crise, vale destacar a importância de se iniciar pequeno, como MEI, e que através do incentivo e das capacitações oferecidas pela sala do empreendedor, o pequeno empresário pode se fortalecer no mercado e expandir o seu negócio”.
A agente ainda explica, por meio de simbologia, sobre a importância de dar um passo de cada vez. “O caminho de grandes realizações sempre passa pela execução de pequenas tarefas. Uma catedral é algo mais do que um monte de pedras colocadas juntas. Mas a única maneira de construir uma catedral é colocar pedra sobre pedra. Para o arquiteto, o projeto global é o principal. Para o pedreiro, é a simples parede, é cada pedra em si. E é assim, construindo um passo de cada vez, colocando pedra sobre pedra, que conseguimos realizar nossos sonhos. E quando conseguimos encontrar pessoas que apóiam e nos ajudam, é que conseguimos construir um caminho de sucesso”.
Foi nessa perspectiva, que nasceu a função do Agente de Desenvolvimento, com a função de exercer o papel de indutores de mudanças dentro das estruturas das administrações municipais. Ele é o ator da administração pública local, dedicado a promover articulações com as representações do território de modo a sedimentar um modelo de valorização da função empresarial, principalmente no segmento dos pequenos negócios, e assim ajudar na geração de empregado e renda por meio das potencialidades locais.
“Para validarmos esse trabalho, é necessário conhecermos os resultados dessas ações, mostrando o que realmente está acontecendo de diferente, para aqueles que buscam as informações através do Agente de Desenvolvimento”, finaliza Sheyla.