COLUNA DO PROFESSOR
COLUNA DO PROFESSOR
Juntos pela Educação
Entre tantas dificuldades que os primeiros imigrantes encontraram ao chegar a nossa cidade, a falta de Escolas para que seus filhos pudessem aprender a ler e escrever foi uma delas, mas isso não fez com que estes desbravadores desistissem de lutar e construir sua comunidade. Foi assim que cada um fez a sua parte, para que pudesse ser construída a primeira Escola, foi através de mutirões, doação de materiais terrenos e assim por diante.
Qual foi o resultado de todo o empenho que tiveram nossos primeiros imigrantes? Pomerode é hoje uma das cidades destaque em Educação, e tudo isso por que algumas pessoas não deixaram de fazer a sua parte, colaboraram para que a cidade onde passariam o resto de suas vidas, e onde seus descendentes iriam morar, fosse construída com a colaboração de todos, surgindo em Pomerode o que hoje chamamos de mutirões.
Hoje vivemos em um mundo muito mais globalizado, onde parece que as coisas se tornaram mais fáceis, entretanto, se voltarmos um pouco na história da Educação não só de Pomerode, mas do país, lembraremos que não muito tempo atrás tínhamos que levar nosso próprio lanche para escola, pois não tinha nem merenda, nem merendeira para fazer a alimentação, não tinha transporte escolar, independente da distância tínhamos que ir para escola com as próprias pernas. Estes são apenas dois aspectos que mudaram na educação, não faz muito tempo que mudou, porém, talvez nem nos demos conta de quanta coisa melhorou na educação.
E Creche? Lembram-se, não faz muito tempo que elas existem, foi em 1954 que surge em Pomerode o Primeiro Jardim de infância de Pomerode, Jardim de Infância Belém, que foi um a iniciativa da OASE, da Igreja de Confição Luterana, depois em 1966 foi fundada a Creche Nossa Senhora de Fátima, uma iniciativa da Irmã Ludgardies da Congregação das Irmãs de Santa Maria Madalena Postel, só na década de 70 que nascem as primeiras Instituições de Educação Infantil da Rede Pública Municipal atendendo em meio período as crianças da região Norte no Jardim de Infância Rosa Borck, e no sul, o Jardim de Infância Waltrud Siewert, sendo ela parte integrante da Escola Municipal “Olavo Bilac”.
Antes disso muitas mães gostariam de trabalhar fora, mas não tinham onde deixar seus filhos, outras podiam deixar com as avós, hoje o município possui cinco Centros de Educação Infantil atendendo muitas crianças, e dando a oportunidade de mais famílias trabalharem fora e melhorarem seus meios de vida. Mas não é só o fato de termos mais Centros de Educação Infantil, que vale ressaltar, mas sim o fato do município ter professores qualificados para trabalharem nestes ambientes, pessoas que estudaram para melhor compreender e atender as crianças pomerodenses, pois os Centros de Educação Infantil vão muito mais além de cuidar, pois buscam desenvolver desde bem cedo as capacidades das crianças, buscando estímulos e proporcionado um desenvolvimento mais amplo de suas potencialidades, por tudo isso podemos nos orgulhar de nossa educação.
Sabe, daqui a algum tempo poderemos nos orgulhar ainda mais, se continuarmos a fazer nossa parte, por isso, quando em sua Escola ou Centro de Educação Infantil, tiver um mutirão, uma festa, ou qualquer promoção participe, pois tudo que você faz hoje servirá de exemplo para amanhã. Algumas famílias não valorizam todo o progresso que tivemos na Educação, e deixam toda a responsabilidade para o poder público, claro, cabe ao poder público esta responsabilidade, porém, já pensaram se cada um colaborar, se fizer a sua parte, onde poderemos chegar no futuro? Alguns esquecem que tudo o que construímos é para o beneficio de nossas crianças, tanto agora como para das próximas gerações.
Parabéns a todos aqueles que se empenham em ajudar o progresso da Educação de Pomerode, que participam trabalhando nas festas, mutirões, e demais promoções de sua Escola ou Centro de Educação Infantil.
Muitas vezes se diz que as crianças de hoje são o futuro de amanhã, por isso cabe a cada um de nós refletir: Que exemplo sou no presente, para que o futuro seja melhor. Professor Carmo Koepp