Curiosidades das Copas
Tudo o que rola no Mundial 2006 e curiosidades de outras Copas você encontra aqui.
Maracanã fora
A CBF não indicou o Maracanã para o Mundial de 2014. Se a Copa do Mundo de 2014 for no Brasil, o Maracanã não deve ser palco de jogos, de acordo com presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Você sabia?
Disputada num país em que o futebol não é uma paixão nacional, a Copa de 1994, nos EUA, teve a maior média de público da história: 68.991 torcedores por jogo.
Expectativa de lucros
O Governo alemão espera que a Copa do Mundo, represente para a economia nacional um crescimento extra de três bilhões de euros em três anos.
Punição com cartão
A introdução dos cartões amarelo e vermelho surgiu na partida de abertura da Copa de 1970, no jogo México e União Soviética.
No apito
O juiz brasileiro que participou da primeira Copa do Mundo, em 1930, foi Gilberto de Almeida Rego. Na Copa de 50 foram Alberto da Gama Malcher, Mário Vianna e Mário Gardelli. Em 54, só Mário Vianna. Em 66, Armando Marques. Em 70, Aírton Vieira de Moraes, o Sansão. Em 74, Armando Marques. Em 78, Arnaldo César Coelho. Em 82, Arnaldo novamente, inclusive apitando a final. Em 86, Romualdo Arppi Filho, também foi o juiz da final. Em 1990, José Roberto Wright, e, em 94, Renato Marsiglia. Em 98, Márcio Resende de Freitas e 2002 e 2006, Carlos Eugênio Simon.
Catarinense na Copa
Paulo Roberto Falcão nasceu em Abelardo Luz, interior de Santa Catarina, no dia 16 de outubro de 1953. A partir dos dois anos de idade, Falcão passou a morar em Canoas, no Rio Grande do Sul.
Pela Seleção Brasileira disputou as Copas da Espanha (82) e do México (86). Como jogador do Internacional marcou 78 gols. Ainda jogou na Roma e no São Paulo. Além de ter treinado a seleção em 17 jogos.
Bagatela
A seleção que ganhar a Copa 2006, na Alemanha, receberá a bagatela de 15,5 milhões de euros (cerca de R$ 39,3 milhões) como premiação. Todas as 32 seleções que participarão da competição dividirão a quantia de 190 milhões de euros (aproximadamente R$ 494 milhões).
Confiança
Os torcedores brasileiros, confiantes no título da Seleção na Copa 2006, reservaram 52 mil diárias de hotel por meio do serviço de reservas de hotéis do Comitê Organizador do Mundial.