Processo de tratamento de água recebe investimentos
Com o objetivo de agilizar a filtragem da água, será realizada uma reforma dos quatro filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA 2). Na estação localizada à Rua Progresso, em Testo Alto, são tratados em média 90 mil m3 de água ao mês, abastecendo as localidades de Ribeirão Areia,…
Com o objetivo de agilizar a filtragem da água, será realizada uma reforma dos quatro filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA 2). Na estação localizada à Rua Progresso, em Testo Alto, são tratados em média 90 mil m3 de água ao mês, abastecendo as localidades de Ribeirão Areia, Wunderwald, Testo Alto, Testo Rega e região central.
Conforme o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Ércio Kriek, desde a sua construção, há quase 20 anos, não houve nenhuma restauração. “O processo de reforma não influi na qualidade da água, mas na periodicidade em que é realizada a limpeza dos filtros. A principal vantagem é a aceleração no processo de filtragem. Antes, realizávamos a limpeza dos filtros, em média, a cada 48 horas, mas com essa troca, o período entre essas limpezas será muito maior”, detalha.
Os filtros servem para filtrar toda a água da estação, onde serão inseridas dez camadas de areia com granulometrias diferentes para filtrar, gradativamente, dos seixos lavados (pedras) até a areia filtrante com grânulos mais finos. A troca será realizada no período de menor consumo de água, a partir de junho, já que os filtros terão que ser desativados alternadamente.
Também está prevista a construção do Floco Decantador, responsável pelo processo de decantação dos flocos. O operador da ETA 2, João Meurer explica que através do sulfato de alumínio, as partículas de sujeira se agrupam e sedimentam, acelerando o processo de flocodecantação.
Qualidade da água
O prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti, acrescenta que a qualidade da água fornecida pelo SAMAE corresponde às normas exigidas pelo Governo Federal, através do Ministério de Saúde. “Estão sendo atendidas todas as normas exigidas, sendo que a qualidade da nossa água é umas das melhores do Estado”, diz.
Dentre os parâmetros avaliados, estão a turbidez da água, que está abaixo dos parâmetros máximos exigidos.
A turbidez se caracteriza pela “nebulosidade” da água, que é causada pela presença de substâncias suspensas e coloidais tais como, argila, sedimento, matéria orgânica e inorgânica, organismos microscópicos e algas. Além da turbidez, são monitorados as concentrações de cloro e flúor, a cor, o pH e a presença de coliformes fecais.
A água para se tornar potável, passa por esses grandes filtros, que são compostos por seixos de diversos tamanhos e areia filtrante, onde ficam retidas partículas, proporcionado uma filtragem eficiente.
Ao final desse processo, e de outros que também fazem parte do tratamento, a água segue para os consumidores de forma inodora, insípida, incolor e dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde – OMS e Legislação Federal.
Processo de tratamento da água na ETA 2
A água é captada do Rio do Testo, através de motobombas. Após é adicionado Sulfato de Alumínio, passa pelo processo de filtragem e, posteriormente, recebe outros produtos químicos (cloro, flúor e ortopolifosfato) para a garantia da qualidade da água e obediência às normas legais.
Após este processo, a água filtrada é armazenada em um reservatório de contato, onde é liberada gradativamente para a rede geral, pronta para o consumo. Quando há o total abastecimento da rede, o excesso é destinado para outro reservatório com capacidade de armazenamento de um milhão de litros de água, sendo utilizada conforme a demanda.