Jovens recebem bolsas de estudos integrais
A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social (SECID), em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (FURB) está novamente mobilizando o público atendido nos serviços, programas e projetos da SECID, com o objetivo de contribuir para o seu acesso à universidade.
A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social (SECID), em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (FURB) está novamente mobilizando o público atendido nos serviços, programas e projetos da SECID, com o objetivo de contribuir para o seu acesso à universidade através do Programa de Bolsas de Estudo do Fundo de Desenvolvimento Social (FUNDOSOCIAL).
O FUNDOSOCIAL foi instituído pela Lei Nº. 14.876, de 15 de outubro de 2009 e regulamentado pelo Decreto nº 3.621, de 12 de novembro de 2010 e prevê a concessão de bolsa integral de estudo. No segundo semestre do ano passado, quatro adolescentes de Pomerode foram inseridos no Programa FUNDOSOCIAL e estão cursando a Universidade, sem custos de mensalidade. Para este ano está prevista a inserção de mais cinco pessoas.
Para acessar o programa, os interessados precisam atender critérios, dentre eles: renda familiar “per capita” de até 1 e ½ salário mínimo; ter cursado o ensino médio em Santa Catarina e ser atendido pelos serviços da assistência social do município.
Diante disso, a equipe SECID realizou atividade de Orientação Profissional destinada aos usuários do serviço e que tinham interesse em ingressar na universidade. “Verifica-se que a escolha de uma profissão é uma necessidade e que a cada dia que passa se observa que as pessoas têm maior dificuldade para fazer suas opções devido a um universo de cursos e novas especializações”, salienta a Gerente de Proteção Básica, Maria Suely de Melo de Miranda. “Nesse sentido, a tarefa da Orientação Profissional foi facilitar o momento da escolha das pessoas, auxiliando-as a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão que ela terá mais condições de definir qual a melhor escolha possível no seu projeto de vida”, completa a Gerente de Proteção Especial, Michelle Marchetto.
“Queremos promover a inserção social destes jovens, contribuindo para o futuro profissional deles e, consequentemente da cidade”, explica o Prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti.