Geral

Aulas de artes desenvolvem habilidades de jovens e adultos

A arte amplia conhecimentos, horizontes, olhares… Faz com que possamos criar objetos e paisagens que somente nossos sentimentos são capazes de compor e com um pincel, um lápis, um pouco de tinta e uma folha em branco, podemos eternizar aquilo que nos faz bem, aquilo que naquele dia queremos mostrar para o mundo.

1 de junho de 2015

A arte amplia conhecimentos, horizontes, olhares… Faz com que possamos criar objetos e paisagens que somente nossos sentimentos são capazes de compor e com um pincel, um lápis, um pouco de tinta e uma folha em branco, podemos eternizar aquilo que nos faz bem, aquilo que naquele dia queremos mostrar para o mundo.
Os alunos de um projeto muito bom têm acesso a todo esse universo. É o projeto Arte na Escola, que é desenvolvido na Escola de Ensino Básico Municipal Prof. Curt Brandes, em Pomerode. As aulas são abertas à comunidade, têm duração de duas horas, ministradas pela professora e artista plástica, Gláucia Maria Erbs, e capacidade máxima de dez alunos por turma.
Quando o aluno inicia, o primeiro passo é a iniciação ao desenho, aprender formas, luzes e sombras, começando com o lápis comum, passando para o 6B e depois para o colorido. A professora salienta que nesse período o desenho é praticado a partir de referências: “Temos pastas em que cada uma contém um motivo diferente para o aluno copiar. Assim ele cria referências de formas e composições para posteriormente aprimorar os conhecimentos”.
Quando o aluno já tem intimidade com a arte, a professora estimula experimentar novos métodos, novos materiais. “Quando eles se sentem cansados de uma técnica e pedem novos caminhos, mostro as possibilidades, procuro também materiais alternativos, como pó de café solúvel, sempre buscando a diversificação. Muitas vezes trabalhamos com novos lugares para pintar, como caixas de pizza, pedaços de papelão, tecidos, caixas, enfim, uma variedade grande de possibilidades”.
No projeto, a educadora trabalha com alguns alunos especiais, desde hiperativos à síndromes. Ela conta que cada um tem um desempenho e busca potencializar a qualidade de cada um. “Tenho um aluno hiperativo que faz desenhos maravilhosos, outros também que são portadores de síndromes que conseguem compor obras lindas”.
No dia em que o Jornal de Pomerode visitou as aulas, haviam quatro alunas, cada uma concentrada nos trabalhos que desenvolviam e, com orgulho, exibiam os desenhos daquele dia e outros desenvolvidos nas aulas.
Durante as aulas, Gláucia consegue, através das cores que cada aluno utiliza, saber do humor e das energias que cada um tem naquele momento. “As cores dizem muito daquilo que está dentro de nós. Quando percebo algo carregado, procuro arrumar o ambiente para que as energias se equilibrem e conduzo para que o aluno saiba aproveitar cada momento”.
Além de crianças e adolescentes, adultos interessados também podem participar das atividades. Além de técnicas citadas, podem ser desenvolvidas as pinturas com guache, giz pastel (seco e oleoso), pinturas em tecidos, vidros, mdf, sabonetes, telhas e telas, como também customização de roupas, crochê, mosaico, decoupage, harmonização de ambientes, texturização de paredes, restauração de estátuas.
Como dito acima, as aulas são abertas à comunidade. Os horários disponíveis são quartas-feiras, das 13 às 19h, e nas quintas-feiras, das 7h30min às12h e das 13h às 19h. O custo de inscrição é R$ 30,00 e a mensalidade é de R$ 50,00. Quem quiser mais informações pode procurar a professora Gláucia na escola Curt Brandes, ou ligar nos telefones 3334-9155 e 9246-0406.

Notícias relacionadas