Inicia duplicação da BR 470, na divisa entre Blumenau e Gaspar
Começou na sexta-feira, dia 30 de agosto, a duplicação do lote 3 da BR-470, na cidade de Belchior Baixo, divisa entre Blumenau e Gaspar. Técnicos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) estiveram no local, junto com a empresa responsável pela duplicação, Sulcatarinense.
Começou na sexta-feira, dia 30 de agosto, a duplicação do lote 3 da BR-470, na cidade de Belchior Baixo, divisa entre Blumenau e Gaspar. Técnicos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) estiveram no local, junto com a empresa responsável pela duplicação, Sulcatarinense. O trecho a ser duplicado vai do km 44,9 ao km 57,8, entre Blumenau e Gaspar, e é um dos mais movimentados de toda rodovia.
Rubricadas no dia 18 de julho, a solenidade de assinatura das ordens de serviço contou com a presença do ministro dos Transportes, César Borges, e da ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti.
O investimento para a duplicação da BR 470 está avaliado em R$ 1,7 bilhão, vindos do Governo Federal. O recurso é proveniente da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A obra foi dividida em quatro lotes: Lote 1 (Navegantes/BR 101 – Luis Alves/divisa Ilhota), Lote 2 (Ilhota – Gaspar), Lote 3 (Gaspar – Blumenau) e Lote 4 (Blumenau – Indaial).
As obras incluem a instalação de viadutos, pontes e passarelas, além de acesso direto aos portos de Itajaí e Navegantes, pela ligação com a BR 101. Além disso, a duplicação dos primeiros 74 quilômetros da BR 470 compreende a implantação de 64 quilômetros de ruas laterais em locais de grande circulação de ciclistas e pedestres e a implantação de 69 quilômetros de ciclovias e calçadas.