Funcionário da Caixa de Pomerode aguarda resultado de exame da Covid-19
Protocolo de prevenção utilizado pela Caixa fecha agência para a limpeza do local, mesmo sendo caso suspeito da Covid-19
Na última quarta-feira, dia 13 de maio, a Caixa, por meio de assessoria, informou em uma nota que um funcionário da Agência de Pomerode, havia testado positivo para a Covid-19. Em contato com a Secretaria de Saúde de Pomerode, a mesma não havia recebido a confirmação do caso de forma oficial e então retornamos a ligação para Florianópolis, a fim de esclarecer o ocorrido.
De acordo com a Caixa há um protocolo de prevenção conforme orientações estabelecidas pelo Ministério da Saúde que recomenda o fechamento de qualquer agência quando há a suspeita ou confirmação de um caso de Covid-19 em colaboradores.
No caso do pomerodense, ele apresentou um atestado médico no qual consta a CID para Covid-19. Porém, o mesmo realizou um exame em um laboratório particular, em Pomerode, disponibilizado pelo plano de saúde do colaborador através da Caixa, e o resultado deve chegar no sábado.
“Quando recebemos este atestado, devido ao protocolo para a prevenção e proliferação do vírus dentro da agência, foi necessário interromper de maneira temporária o atendimento presencial além do afastamento dos funcionários e limpeza dentro da agência. Em relação aos outros colaboradores, os mesmos estão em monitoramento e se apresentarem algum sintoma, também farão o teste”, diz a nota.
A assessoria também reforça que a suspensão do atendimento é temporária e, caso algum outro colaborador apresente sintomas, poderá ser prorrogado. O Jornal de Pomerode segue em contato com o setor de comunicação da Caixa e irá atualizar as informações quando haver ou não a confirmação deste caso.
O que é CID
A Classificação Internacional de Doenças (CID) é uma relação de doenças identificadas por meio de códigos, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo de monitorar dados estatísticos.
Medidas de prevenção ao novo coronavírus
A CAIXA vem adotando diversas medidas para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros no contexto da pandemia de Covid-19. O banco reforça que suas unidades seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, Seguro Desemprego e Defeso, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, além do abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.
As unidades estão com fluxo de pessoas no interior limitado, para que seja possível manter a distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas. Nas unidades lotéricas, os clientes também estão sendo orientados a manter distância mínima de 1 metro para o próximo da fila, como forma de contribuir para a contenção da pandemia, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Somado a isso, vem sendo efetuada sinalização/delimitação dos pisos externos das agências, com ocorrência de formação de filas para manutenção do afastamento social.
A CAIXA orienta seus clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais e remotos, que foram reforçados, como a Agência Digital, telesserviço e SMS. Em breve, o cliente CAIXA também terá a opção de atendimento pelo WhatsApp. A preferência pela utilização desses canais, quando possível, tem como objetivo contribuir para evitar aglomerações e, consequentemente, melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da CAIXA no contexto da pandemia.
Desde 23/03, a CAIXA dividiu sua força de trabalho de forma a garantir o atendimento aos clientes por empregados em trabalho remoto, e nas agências aos que procurarem os serviços essenciais, com 70% dos empregados das agências em trabalho remoto, com revezamento periódico por escala. Os empregados integrantes do grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde, estão todos em trabalho remoto.
A CAIXA reforçou ainda o seu protocolo de limpeza e higienização das unidades, priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos ATM, balcões de caixa e estações de trabalho, cadeiras e longarinas dos clientes, portas dos banheiros, torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de 6 vezes ao dia, além da disponibilização de álcool gel para empregados e clientes.
O banco continua acompanhando a situação, a fim de avaliar medidas futuras que podem ser tomadas em decorrência da evolução dos acontecimentos.