Um processo de qualidade
O processo já é utilizado e vendido em grandes centros comerciais. No entanto, Pomerode ainda está caminhando a pequenos passos por esse caminho. Mesmo assim, há seis anos o Mercado Bertoldo, em Testo Alto, já oferece o serviço de processados de legumes e hortaliças para uma empresa da cidade.
O processo já é utilizado e vendido em grandes centros comerciais. No entanto, Pomerode ainda está caminhando a pequenos passos por esse caminho. Mesmo assim, há seis anos o Mercado Bertoldo, em Testo Alto, já oferece o serviço de processados de legumes e hortaliças para uma empresa da cidade.Para a proprietária do mercado, Adrijeise Junkes, a solicitação desse processo foi feita pela empresa a qual os produtos são vendidos e as adequações necessárias foram elaboradas para atendê-los da melhor maneira possível. Há seis anos a empresa trocou de nutricionista, que conhecia o processo e utilizava os produtos processados em Blumenau e solicitou que nós também o fizéssemos. Para isso, compramos o equipamento que efetua as embalagens a vácuo e um aparelho de descascamento automático, afirma.
No entanto, para que os produtos sejam embalados de forma perfeita, a triagem manual também é efetuada. E, somente após esse processo, os produtos são embalados, resfriados e encaminhados ao cliente.
Sendo o único estabelecimento na cidade que efetua os processados, o produto ainda é desconhecido por muitos. As vantagens, no entanto, são inúmeras e começam pelo aproveitamento total dos alimentos. Não há perda de alimentos. O valor pago é referente ao valor recebido, logo há 100% de aproveitamento no produto comprado. Além disso, há maior praticidade e gestão da cozinha, certeza de boa qualidade dos produtos, redução da mão-de-obra e inviolabilidade dos produtos, por conta das embalagens, ressalta Altair Bertoldo, proprietário do mercado.
Os legumes e hortaliças processados possuem uma validade até duas vezes maior do que os alimentos que ficam expostos nos balcões dos mercados. Isso significa que, em média, a durabilidade dos produtos vai de quatro a cinco dias.
Além da garantia de praticidade, qualidade e redução da mão de obra, os produtos são higienizados e feitos conforme encomenda. Se o cliente solicitar os alimentos em forma de cubo para sopas, palitos para frituras ou inteiro, nós vamos fazer. Essa parte é toda manual e, por isso, a qualidade e certeza de ser bem realizado é garantida. Isso porque antes de ser embalado os produtos passam por uma vistoria de qualidade, explica.
Itens como batata doce e inglesa, cenoura, chuchu, vagem, aipim e demais legumes e hortaliças são processados, resfriados e entregues ao cliente sempre visando a qualidade dos produtos, bem como a satisfação do cliente.
Além deste serviço diferenciado, toda quinta-feira é dia de promoção no setor de frutas e verduras e todos os dias o estabelecimento oferece pãozinho fresco aos seus clientes. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem fechar para almoço; sábados e feriados, das 8h às 20h, também aberto no horário de almoço e nos domingos o horário é das 8h ao meio dia e das 15h às 19h.
Conservação a Vácuo – Quando se retira o oxigênio de dentro das embalagens, cria-se o vácuo. O vácuo auxilia no processo de conservação de alimentos, diminuindo a oxidação das células e o crescimento de microrganismos aeróbios e torna impossível a vida de insetos.
O vácuo, juntamente com a refrigeração, tem sido muito utilizado para conservar carnes e alguns tipos de vegetais; além de fazer parte dos métodos de conservação de produtos processados em embalagens invioláveis e estáveis à temperatura ambiente.