Educação

Oportuniza Pomerode oferece cursos gratuitos para adolescentes a partir de 14 anos

Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com o SENAI, oferece capacitações em tecnologia, comunicação e preparação para o mercado de trabalho

25 de setembro de 2026

Foto: Divulgação

Adolescentes de Pomerode têm uma nova oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. O Oportuniza Pomerode está oferecendo cursos e oficinas gratuitas de qualificação profissional para jovens a partir dos 14 anos atendidos pela Política de Assistência Social.

Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com o SENAI, o projeto chega ao segundo ano com uma programação voltada especialmente a adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade.

As atividades são realizadas no SENAI de Pomerode e incluem conteúdos relacionados à comunicação profissional, tecnologia, informática, entrevistas de emprego e elaboração de currículos.

Confira a programação

A programação teve início no dia 19 de setembro, com o curso Canva para Apresentações Criativas, que contou com quatro horas de duração.

Neste sábado, 26 de setembro, será realizado o curso de Comunicação Profissional, também com quatro horas de formação.

O cronograma segue nos próximos meses:

  • 3 de outubro: oficina sobre entrevista de emprego e elaboração de currículos, promovida pela GERAR;
  • 10 de outubro: Tecnologias da Indústria 4.0 na Automação Industrial, promovido pelo SENAI;
  • 14 e 21 de novembro: Informática Aplicada ao Ambiente Profissional, promovido pelo SENAI.

Além das capacitações, os adolescentes poderão conhecer oportunidades de entrada no mercado de trabalho, incluindo possibilidades de vagas de menor aprendiz.

CRAS e CREAS auxiliam na participação

O trabalho do Oportuniza Pomerode também envolve as equipes do CRAS e do CREAS, responsáveis pela identificação e mobilização dos adolescentes, além de oferecer orientação, acompanhamento e apoio durante as atividades.

A proposta é aproximar das oportunidades de qualificação jovens que podem encontrar mais dificuldades para acessar cursos e programas de preparação profissional.

Projeto busca fortalecer autonomia dos jovens

Por meio do Oportuniza Pomerode, a Política de Assistência Social busca criar uma ponte entre os adolescentes, a formação profissional e o mercado de trabalho.

>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp

A iniciativa pretende ampliar as possibilidades de escolha dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e para a construção de novas perspectivas profissionais e de geração de renda.

A parceria com o SENAI também aproxima os participantes de conhecimentos relacionados às demandas atuais da indústria e do mundo do trabalho.

Como participar

As formações são gratuitas e destinadas a adolescentes a partir dos 14 anos atendidos pela Política de Assistência Social.

Os interessados podem procurar diretamente o CRAS ou o CREAS para obter informações e realizar a inscrição.

Notícias relacionadas