Ao ar livre
Na primeira parte deste século, as crianças eram vistas e não ouvidas, durante a maior parte do tempo. Não havia televisão para crianças, pois este tipo de entretenimento, quando chegou, estava reservado para o prazer dos adultos.
Na primeira parte deste século, as crianças eram vistas e não ouvidas, durante a maior parte do tempo. Não havia televisão para crianças, pois este tipo de entretenimento, quando chegou, estava reservado para o prazer dos adultos.
Após as aulas, mandava-se as crianças sair para brincar nas ruas ou nas matas, onde queimavam as calorias que tinham acumulado durante o dia. Brincar lá fora predispunha as crianças para jogos inovadores, ao sabor da sua imaginação, e dava também para horas e horas de exercício físico.
Construíam casas nas árvores, brincavam de pião e chapinhavam nas poças até ficarem completamente exaustos. Hoje, as nossas crianças chegam em casa e imediatamente se ‘colam à televisão ou talvez ao computador, onde estão continuamente a mastigar, tanto antes como depois da refeição, até à hora de deitar.
Com este regime sedentário, não é de surpreender que as crianças estejam inchando até à adolescência. Além disso, nas crianças, a redução da atividade física e do gasto energético associado ao crescente número de horas em atividades sedentárias (a ver televisão ou a jogar consolas ou computador) provoca um aumento do índice de inatividade.
O relatório do movimento Designed to Move (Desenhado para o Movimento), capitaneado pela Nike, aponta que as crianças brasileiras são as menos ativas da América Latina. E, se a tendência atual continuar, em 2030 os brasileiros serão 34% menos ativos do que eram em 2002 – o que acarretará uma redução na expectativa de vida que terá um custo para o país de US$ 11,8 bilhões por ano. O estudo mostra ainda que a inatividade física atingiu proporções epidêmicas e cresce a uma velocidade alarmante, o que representa uma séria ameaça à saúde, à felicidade e à prosperidade das pessoas, comunidades e nações.
Com o objetivo de contribuir com um espaço para que as crianças possam brincar ao ar livre, e movimentar-se e com muita segurança, inaugurou-se em outubro de 2013 a Vila Encantada.
A Vila é um parque temático de 5000m² que estimula brincadeiras em movimento. São 25 atrações, iniciando pela pré-história, com réplicas de dinossauros em tamanho real, chegando ao mundo tecnológico, no piso interativo, onde as crianças são estimuladas a brincar e dançar num espaço indoor.
A Vila Encantada tem como projeto social apoiar a cultura e educação do município, com distribuição de ingresso gratuito para as escolas municipais da cidade de Pomerode.
Mas os projetos não param por aí! A cada mês a Vila se compromete em incentivar as crianças através de outras ações.
No mês de janeiro houve a doação das moedas da fonte de desejos para Apae. Em fevereiro, a coleta de livros para doar à Secretaria de Educação. E em março, o passeio no projeto de apoio às atividades ao ar livre, das crianças contra ao sedentarismo.
Para saber mais sobre outros projetos e todas as novidades da Vila acesse: www.vilaencantada.com.brou www.facebook.com/ParqueVilaEncantada e cadastre o seu e-mail.
Passeio Ciclístico – Em março, celebra-se o Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo e também o Dia da Saúde e Nutrição. Baseado no estudo sobre sedentarismo infantil, a Vila vai realizar um passeio para promover o entretenimento ao ar livre, estimulando a atividade física, alimentação saudável e o contato familiar.
Para comemorá-las, no dia 29 de março, a Vila Encantada, juntamente com a Darien Bike Shop, promove um passeio que estimula as atividades ao ar livre. As inscrições são gratuitas e incluem camiseta e ingressos para a Vila, além de, no final do passeio, haver sorteios de brindes.
A saída ocorre às 9h, em frente a loja Darien Bike Shop (em frente a Praça Jorge Lacerda), seguindo até a Vila Encantada passando pela Ponte do Ramthun.
Em caso de chuva o passeio será cancelado e as vagas são limitadas. Faça já sua inscrição pelo e-mail agenda@vilaencantada.com.br ou telefone (47) 3333-8882 com Maria Luisa.