Geral

Destaque internacional

Médico Veterinário que esteve em Pomerode no mês de novembro, recebeu premiação na Equinocultura Sul-Americana

7 de dezembro de 2016

A visita do Médico Veterinário Luiz Antero Pimenta Peixoto teve como principal objetivo a confraternização com sua turma formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), no ano de 1975.

No entanto, aproveitando a oportunidade, o profissional, que é proprietário da Fazenda Tarumã, direcionada à exploração agropastoril, localizada em Júlio de Castilhos (RS), visitou, em Pomerode, as Cabanhas Mapuche, de Renato Vacinaleti, e JM, de Marcos Hass, conferindo a genética local e elogiou sua excelente qualidade.
Peixoto explora, na Bovinocultura, as raças Angus, Hereford e Limousin. Na Ovinocultura, Ile de France e na Equinocultura raça Crioula. Já na agricultura, é direcionada ao cultivo de soja, milho e pastagens. 

Um dos mais antigos criadouros do qual se tem conhecimento, foi em 1939 que a Tarumã iniciou suas atividades, através do trabalho do patriarca da família, Luiz Antero de Campos Peixoto.

Direcionada, inicialmente, à criação de cavalos crioulos, há alguns anos começou a investir em animais mais funcionais. 

Desde 2010, quando o reprodutor RZ (Revuelto Cristal da Carapuça), hoje, um dos dois crioulos com maior número de títulos na prova do Freio de Ouro, foi adquirido, um novo salto foi dado pelo empreendimento. “Em 2011, iniciou sua trajetória vencedora, ganhando em São Gabriel (RS). Neste mesmo ano ganhou o Bocal de Ouro, em Esteio (RS). Retornando à Expo-Inter, no mesmo ano, ganhou o Freio de Bronze. Em 2012, novas vitórias, repetiu o Freio de Bronze e, em Montevidéu, ganhou o Freio de Prata da FICCC (Fed. Int. criadores cavalos crioulos). Em 2015, retornou às pistas para o prêmio FICCC em Buenos Aires, sagrando-se o grande vencedor, ganhando o Freio de Ouro”, revela.
A FICCC ocorre a cada três anos, onde reúnem-se os três primeiros colocados do Freio de Ouro no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, totalizando cerca de 30 animais de cada sexo. 

Hoje, Revuelto é o único cavalo crioulo com dois prêmios FICCC, o que ilustra a representatividade da Fazenda Tarumã no criatório da nobre raça Crioula. Atualmente, a Fazenda é gerida pelo seu titular e seus dois filhos, Luiz Antero de Oliveira Peixoto e Oliveira Peixoto, ambos Médicos Veterinários. 

 

Notícias relacionadas