Entre livros e histórias
Com o propósito de inclusão social, onde a Biblioteca Municipal disponibiliza livros que possibilitem estabelecer uma relação social com o intuito de o idoso ampliar sua visão do mundo e também promover a integração e troca de experiências entre eles através das leituras oferecidas, a bibliotecária Viviane Balk Herrmann, iniciou um trabalho diferenciado para a terceira idade.
Com o propósito de inclusão social, onde a Biblioteca Municipal disponibiliza livros que possibilitem estabelecer uma relação social com o intuito de o idoso ampliar sua visão do mundo e também promover a integração e troca de experiências entre eles através das leituras oferecidas, a bibliotecária Viviane Balk Herrmann, iniciou um trabalho diferenciado para a terceira idade.
A proposta inicial da Biblioteca Móvel prevê atender os idosos que não conseguem mais chegar à Biblioteca Municipal devido às dificuldades que possuem de locomoção. E a ideia surgiu para atender a quem, muitas vezes, não é atendido. Por entender que a inclusão do idoso na sociedade se dê por meio da leitura, e que o ato de ler é algo que está além de nossa vontade, é algo inerente ao ser humano. E para que isso possibilite também, estabelecer uma relação social, onde o idoso pode ampliar sua visão do mundo, frisa a bibliotecária.
O projeto leva parte do acervo da biblioteca municipal para o Centro de Convivência Pommernheim, onde há interação e integração com os moradores. Semanalmente levo parte do acervo bibliográfico, chegando lá, eles já se encontram reunidos numa ampla sala onde leio as principais notícias da cidade, em seguida leio algumas histórias, posteriormente eles também, interagem com as histórias vividas por eles. Por fim, entrego os materiais bibliográficos para que possam manusear e compartilhar entre eles, explica Viviane.
Iniciada em junho, a proposta que leva leitura e conhecimento aos idosos pomerodenses teve um momento diferente na semana passada. Isso porque no dia 21 de agosto, quarta-feira, alguns moradores do Centro de Convivência do Pommernheim conheceram o espaço físico da Biblioteca Municipal.
E ao chegarem, programação foi o que não faltou. Quando cheguei pela primeira vez com esse projeto ao Pommernheim, me identifiquei e sempre mencionei o local de meu trabalho, com o passar do tempo eles se interessaram mais ainda, foi aí que fiz o convite para virem à Biblioteca Municipal e contando com a parceria da Secretaria de Educação, onde nos cederam o ônibus, tudo foi possível. Chegando aqui, foram recepcionados, conheceram as instalações da biblioteca, fiz a contação de histórias, conversamos e eles tiveram contato com os diversos materiais bibliográficos (livros, jornais e revistas), completa.
Mais do que uma visita, o momento teve como objetivo incentivar a participação do idoso na sociedade. A visita teve por objetivo o incentivo da participação do idoso na sociedade, mediante a promoção de atividades culturais. E sendo o livro uma importante ferramenta de inclusão, que contribui para que ele fortaleça sua condição de ser cidadão. Reflete ainda sobre o significado da inclusão social e o papel social do bibliotecário, completa Viviane.
Além disso, o sentimento de alegria também pôde ser dividido entre bibliotecária e visitantes. Foi de imensa alegria em poder oportunizar esse momento maravilhoso para essas pessoas especiais e sensíveis. E, acredito que pela expressão de seus rostos e algumas falas deles, consegui plenamente alcançar meus objetivos. E eles já estão na expectativa para os próximos encontros aqui no Centro Cultural, com a visita ao museu e também cinema, reitera.
A importância de projeto de incentivo é reiterada pela bibliotecária. Este projeto específico é de incentivo para que a leitura se torne cada vez mais habitual no ambiente em que eles vivem. E também é importante porque essas ações acrescentam e preservam sua qualidade de vida, explica.
É importante o bibliotecário desenvolver trabalhos que tragam o idoso para dentro da biblioteca, ou até mesmo levar a biblioteca para dentro de seus grupos de convivência por meio de atividades e parcerias, envolvendo a terceira idade em programas de leitura, divulgação de trabalhos realizados pelos idosos, histórias contadas para os idosos e eles contando suas histórias. Apontar caminhos para que profissionais da área de informação, em especial o bibliotecário, cumpram seu papel de cidadãos ativos e conscientes, por meio de ferramenta tão ligada a nós, a leitura, finaliza Viviane.