- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Pomerlamm Fest ao vivo
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
A primeira do sul do país
Pomerode sediará primeira Oficina de Cantaria do sul do Brasil, com duração de cinco encontros
A cantaria é o ofício ou arte de talhar blocos de rocha bruta e constituir sólidos geométricos. Em Pomerode, o trabalho pode ser observado em paralelepípedos e muros.
E baseado neste ofício, o professor pomerodense João Altair Soares dos Santos foi reconhecido no Prêmio Elizabeth Anderle, no ano passado. Com isso, irá coordenar a primeira Oficina de Cantaria em Santa Catarina e, também, no sul do Brasil.
Segundo o professor, 90% do calçamento de nosso município foi efetuado através da cantaria estrutural, ainda na década de 1940. “Em nossa região e, também em Pomerode, havia muitos canteiros. Hoje esse ofício pouco existe e oficinas são raras. No entanto, é questão de patrimônio material e merece ser conhecido e preservado”, revela.
A oficina é gratuita e acontece durante cinco encontros, na Fundação Cultural. As inscrições acontecem até o dia 22 de março. Ao todo, são 20 vagas. Informações adicionais no site www.oficinadecantaria.blogspot.com.br.
A oficina conta com apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo , Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e edital Elizabeth Anderle/2014, além da Secretaria de Educação, Fundação Cultural e Museu Pomerano.
” Em nossa região e, também em Pomerode, havia muitos canteiros. Hoje esse ofício pouco existe e oficinas são raras.”