Arte sobre rodas
Pomerodense trabalha há vários anos customizando motos nacionais e importadas
Customizar motocicletas não é nenhuma novidade, ao contrário. Desde as primeiras décadas do século passado, motociclistas fazem alterações em suas motos pelos mais variados motivos. Seja em busca da preparação do motor para melhorar o desempenho, equipar a moto para uma longa viagem ou ainda, deixá-la com a sua cara. Motociclistas do mundo todo fazem isso desde sempre. A onda de personalizar motos surgiu há alguns anos nos EUA, devido a falta de opções deixadas depois da guerra os motociclistas tiveram que ser criativos para tornar suas motos diferentes das outras.
Apesar da prática ser antiga no mundo, aqui no Brasil a customização ainda é novidade. O Jornal de Pomerode encontrou um pomerodense apaixonado pela arte da customização, Marcial Pinheiro, que trabalha como mecânico há mais de 20 anos, e a poucos meses começou a customizar Harleys para uma loja do Rio de Janeiro.
“A moto vem original da loja. Refaço toda a parte mecânica e montagem. Terceirizo alguns serviços, mas sou eu que faço toda a adaptação do chassi e do diferencial da moto. É importante citar que nada na estrutura do chassi da moto é modificado, tanto que se o proprietário quiser voltar ao modelo original, ele pode. É um sistema que chamamos de plug and play”.
Marcial trabalha há vários anos fazendo customização em motos nacionais, mas, devido a grande procura e após pesquisas, passou a fazer em motos importadas. “Já fazia isso antes em motos nacionais, comecei há seis meses a trabalhar com motos importadas, no caso Harley. Tenho um acordo com uma loja do Rio de Janeiro e trabalho fazendo as customizações de clientes dela”, explica.
Além da loja do Rio de Janeiro, o mecânico faz customizações para clientes da região, sendo em motos nacionais ou importadas. “Qualquer pessoa que queira customizar sua moto pode entrar em contato que faremos um ótimo trabalho”.