Geral

15 de junho – Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Em 15 de junho de 2006, o INPEA – Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos, em parceria com a ONU – Organização das Nações Unidas e a OMS – Organização Mundial da Saúde, elegeu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Sensibilização da Sociedade Civil…

16 de junho de 2011

Em 15 de junho de 2006, o INPEA – Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos, em parceria com a ONU – Organização das Nações Unidas e a OMS – Organização Mundial da Saúde, elegeu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Sensibilização da Sociedade Civil para a Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo principal de criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa junto com a ideia de não aceitá-la como sendo normal.
De acordo com a Psicóloga Mariana Zilli Calabresi Madi, especialista em Gerontologia, “a violência é um fenômeno social que deve ser contido porque causa danos muitas vezes irreparáveis no ser humano. No caso de pessoas fragilizadas como crianças e idosos, os casos de violência costumam ser silenciados, e o que precisamos é romper este pacto para que a proteção e a garantia dos direitos aconteça de fato.”
A violência contra a pessoa idosa é um grave problema no Brasil e mecanismos de defesa devem ser implementados. Para isto, é necessário o reconhecimento deste fato pelos dirigentes, poder público, conselhos de defesa de direitos e sociedade civil.
Conheça os tipos de violência contra os idosos: Violência física (ferir, provocar dor, incapacidade ou morte), Violência psicológica (aterrorizar, humilhar ou isolar com agressões verbais ou gestuais), Violência sexual (obrigar a pessoa idosa a ter relações sexuais sem o seu consentimento), Abandono (ausência dos responsáveis à pessoa idosa que necessite de proteção), Negligência (recusa ou omissão dos responsáveis em prestar os cuidados devidos e necessários à pessoa idosa), Violência financeira (exploração ilegal ou o uso não consentido dos recursos financeiros e patrimoniais) e Autonegligência (recusa de prover cuidados necessários a si mesmo, ameaçando sua saúde ou segurança).
Segundo Elisa Francener, administradora do Pommernhein e vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pomerode, “a situação é bastante crítica principalmente quando se observa idosos depressivos pelo sentimento de abandono familiar”.
Segue contatos para denúncias ou esclarecimentos: em caso de suspeita de maus tratos contra o idoso denuncie para: disque 100; Conselho do Idoso ou Secretaria de Cidadania e desenvolvimento social – 3387-0662.

Notícias relacionadas