O Prazer Engarrafado
Todo Tempo é Tempo de Vinho Com a chegada do inverno noites frias e lareira sempre combinam com um bom vinho. Ok, verdade. Mas você sabia que existe uma qualidade de vinho que “combina” mais com o verão? Sim, existe. E que a África do Sul é uma grande produtora…
Todo Tempo é Tempo de Vinho
Com a chegada do inverno noites frias e lareira sempre combinam com um bom vinho. Ok, verdade. Mas você sabia que existe uma qualidade de vinho que “combina” mais com o verão? Sim, existe. E que a África do Sul é uma grande produtora de vinho de qualidade? Pois é, ela é! África do Sul, Austrália, Chile, Argentina, sem esquecer, é claro, Portugal e Brasil, são exemplos de produção de vinhos de renome.
O vinho é produzido a partir da fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas. A espécie mais usada é a Vitis vinifera, podendo-se usar duas ou mais variedades de uvas, colhidas no mesmo ano, e obter vinho de ótima qualidade. Mas o sabor do produto final obtido é absolutamente influenciado por diversos fatores. A variedade da uva, a elevação e topografia da vinha, o tipo e a química de solo são fatores de grande influência no paladar.
Os vinhos podem ser classificados em cinco tipos diferentes: tintos, brancos, rosés, espumantes ou fortificados. E, em Portugal, existe ainda um vinho chamado vinho verde, que pode ser tinto ou branco, mas que é classificado como uma categoria especial devido ao seu nível de acidez. Esse vinho é bastante indicado para o verão.
E a “ciência” do vinho não acaba em sua fabricação. Na verdade, o ato de abrir o vinho, a taça utilizada e até a quantidade servida fazem toda diferença na hora de degustar. Mas se engana quem pensa que o vinho serve só para comemorar momentos especiais. São muitas as utilidades do vinho.
Na cozinha, ele serve para realçar os sabores. As carnes e massa, de modo geral, devem ser acompanhadas de vinhos tintos; enquanto peixes e frutos do mar, de vinhos brancos. Mas, na verdade, o que conta nesse momento é a harmonização. Então, para não errar o segredo é: alimentos feitos a base de temperos fortes devem ser acompanhados de vinhos encorpados; enquanto um pratos leves, vinhos leves.
É bom lembrar que, consumida de forma moderada, a bebida traz também benefícios à saúde, auxiliando na prevenção de doenças do coração, do cérebro, doenças respiratórias, do aparelho urinário, diabetes, sangue, anemia, visão, podendo até ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Em Pomerode, conheça Monsaraz
Um ambiente muito bem planejado, arquitetado de maneira rústica para que a pessoa possa se sentir em uma adega. Um lugar aconchegante como a cidade que dá nome a esse novo espaço. Tudo adaptado para melhor atender aos clientes.
A inovação é uma ideia dos empresários Domingos e Tatiana Correia. O projeto, que vem sendo desenvolvido desde dezembro do ano passado, será inaugurado no dia 06/04.
Na adega Monsaraz é possível encontrar mais de 200 rótulos de vinhos dos mais diversos lugares do mundo, desde vinhos para o dia a dia (a partir de R$ 15,00) como vinhos de paladar mais sofisticado, para colecionadores e ocasiões especiais. O espaço oferece ainda uma variedade de produtos nacionais e importadas como o tradicional bolinho de bacalhau e pastel de Belém.