Uma vida “Zero Açúcar”
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina, em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).
A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
A pomerodense Bruna Laíz Riemer sabe bem como é este problema. Diagnosticada com diabetes aos 11 anos de idade, ela aprendeu desde cedo como deveria ser a sua alimentação, o que pode e que não pode e quais os cuidados essenciais que precisaria ter em sua vida. O começo foi complicado, mas depois, elas foi se acostumando. No início não entendia porque destas restrições, pois não conhecia a doença, achava que seria temporário não poder comer doce, depois, que descobri não tive tanta dificuldade, pois, sempre fui chegada mais ao salgado.
A partir do momento em que se descobre a diabetes, é preciso ter uma alimentação regrada, sem excessos e sem fugir do que é recomendado pelo médico. A dieta de um diabético deve ser bem controlada, além de não poder ingerir o açúcar, alimentos gordurosos também devem ser evitados. Na verdade qualquer alimento ingerido torna-se açúcar, então tudo deve ser comido com moderação, esclarece Bruna.
É importante ter um controle diário de açúcar ingerido. De acordo com Bruna, é preciso tomar muito cuidado com toda a alimentação, pois um pequeno erro já pode ser um grande problema. O controle é diário e qualquer alimentação mal feita já altera o nível de açúcar, por isso, é necessário que seja muito regrado, explica.
Bruna diz que não costuma cozinhar, mas que quando o faz, é necessário alguns cuidados básicos e certas trocas de ingredientes. Cozinho pouquíssimas vezes. Mas quando o faço, vou retirando do cardápio tudo que possui açúcar. Existem componentes que podem substituir o açúcar, como o adoçante para diabéticos. Às vezes eu utilizo, conta.
Já existe no mercado uma gama de alimentos que são especiais para quem não pode ingerir açúcar. Como os chocolates zero açúcar. Segundo Bruna, são comidas boas, que não perdem o gosto, mas há uma grande dificuldade a ser enfrentada. Os alimentos são gostosos, porém, existe uma dificuldade muito grande em encontrá-los e o preço torna-se muito elevado, finaliza.
Após muitos anos, o diabetes pode resultar em problemas sérios em todo o corpo, incluindo olhos, rins e nervos. O diabetes também pode lesar os vasos sanguíneos nos olhos, causando problemas de visão ou até cegueira. Pessoas com diabetes estão mais propensas a ter problemas nos pés devido à lesão nos vasos sanguíneos e nos nervos. Pequenas feridas ou rachaduras na pele podem tornar-se úlceras profundas na pele se não forem tratadas adequadamente. Se essas úlceras não melhorarem ou se tornarem maiores ou mais profundas, poderá ser necessário amputar o membro afetado.
O risco de ter um ataque cardíaco é equivalente ao de quem já teve um. Homens e mulheres com diabetes correm riscos. É possível que você nem apresente os sinais típicos de um ataque cardíaco.
O diabetes pode causar danos aos nervos, o que significa que você pode não sentir um machucado até que se desenvolva uma grande ferida ou infecção. O dano nervoso causa dor e dormência nos pés, além de vários outros problemas no estômago e nos intestinos, no coração e em outros órgãos.