Pomerode investe na base para a disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina
A maior festa esportiva de Santa Catarina tem tudo para ser a melhor de todos os tempos. A cidade de Brusque vem trabalhando para fazer com que os 50º Jogos Abertos de Santa Catarina entrem para a história. E a cidade de Pomerode não poderia ficar de fora deste grandioso…
A maior festa esportiva de Santa Catarina tem tudo para ser a melhor de todos os tempos. A cidade de Brusque vem trabalhando para fazer com que os 50º Jogos Abertos de Santa Catarina entrem para a história. E a cidade de Pomerode não poderia ficar de fora deste grandioso evento esportivo.
Com uma delegação formada por 80 atletas e cerca de 20 dirigentes, nosso município buscará medalhas e troféus em 11 modalidades: Atletismo, Karatê, Tiro Carabina Apoiada, Tiro Ar Comprimido, Tiro Ar Seta, Tiro ao Prato, Xadrez, Voleibol Feminino, Punhobol, Natação e Ginástica Artística.
Segundo Frank Utech, gerente de esportes da Funpeel, o objetivo de Pomerode é igualar a campanha de 2009. ?Todas as modalidades estão indo a Brusque para ?brigar?, mas onde temos condições de obter grandes resultados é no Atletismo, Ginástica Artística, Punhobol e no Tiro?, frisa.
O Atletismo contará com a força da recordista dos Jasc, Lilian Seibert, tetracampeã no Lançamento de Dardo, que pode, novamente, fazer história em Brusque. Outra atleta que pode despontar é Solange Zimmer, no Salto em Altura. ?Desta vez, os Jasc vão ocorrer antes dos Jogos Abertos de São Paulo, e quem disputa por lá, não pode disputar aqui. Por isso, nossas chances aumentam consideravelmente?, analisa Frank.
Na Ginástica Artística, Pomerode novamente virá com uma equipe contratada, assim como nos últimos anos. O fato a lamentar é a atleta Ana Clara do Amaral, que arrebatou seis medalhas em 2009, ter se contundido a uma semana das disputas. Apesar disso, a equipe continua forte e vai em busca do bicampeonato.
O Punhobol, vice-campeão em 2009, manteve a mesma base e vai brigar novamente pelo título da competição. Enquanto isso, Chapecó será representada pela equipe B de nossa cidade. ?Temos que destacar que esta equipe B é formada em parceria com a Secretaria de Educação. Ou seja, o trabalho de base na modalidade será mostrado em âmbito estadual?, destaca o gerente da Funpeel.
Um das grandes frutrações no ano passado, o Tiro Carabina Apoiada tentará recuperar o prestígio em Brusque. A equipe sofreu uma renovação e pretende fazer bonito nos Jasc. O tiro contemplará mais duas modalidades: Tiro Ar Comprimido e Tiro Ar Seta. ?Como o tiro é subdividido, nunca tivemos chances de troféu. Agora, com a inclusão de mais duas modalidades, pretendemos ficar entre os três melhores da categoria Armas Longas?, explica Frank.
O Tiro ao Prato irá competir nos Jogos Abertos para ficar entre os seis melhores colocados. O Karatê, com a sua equipe, também tem boas chances de abocanhar algumas medalhas. Já o Xadrez e a Natação buscarão adquirir experiência para competições futuras.
O Voleibol Feminino disputará os 50º Jasc com uma equipe basicamente pomerodense. ?A base da equipe será dos Joguinhos, com algumas atletas mais experientes. Se tivéssemos mais tempo para treinar, as meninas teriam totais condições de brigar pelo título. Mas, jogo é jogo, vamos ver o que vai dar?, diz Frank.
Pomerode contará com uma estrutura especial na competição. Novamente, os atletas terão à disposição um restaurante exclusivo, além de área de lazer e toda estrutura de segurança e transporte. Ainda haverá uma equipe médica disponível na delegação, tudo para que os atletas pomerodenses se sintam à vontade no alojamento e possam desempenhar-se muito bem nas competições.
Conforme o presidente da Funpeel, Arlindo Ewald (Leke), estes Jogos Abertos serão diferentes, em todos os âmbitos. ?Além da festa, que promete ser muito bonita, nosso município irá a Brusque com muitos atletas genuinamente pomerodenses, formados nos diversos trabalhos de base desenvolvidos em nosso município. Esperamos obter bons resultados, para que Pomerode deixe seu nome gravado na história do esporte catarinense?.