Geral

Água pra que te quero!

Já falamos aqui na série “Qualidade de Vida” sobre diversas formas de manter a saúde do corpo em dia. Afinal, nada melhor que estar bem consigo mesmo, não é? E se unirmos atividade física, diversão e água, muita água? Bom, daí temos a hidroginástica. Conhece? Pratica? Bom, então vamos à…

1 de junho de 2015

Já falamos aqui na série “Qualidade de Vida” sobre diversas formas de manter a saúde do corpo em dia. Afinal, nada melhor que estar bem consigo mesmo, não é? E se unirmos atividade física, diversão e água, muita água? Bom, daí temos a hidroginástica. Conhece? Pratica? Bom, então vamos à história de Carolina Shiquefuzi.

Aos 15 anos, ela descobriu que tinha um problema respiratório conhecido como bronquite asmática. Assim, seu médico lhe deu duas sugestões, ou praticava atividades físicas que melhorassem a sua respiração, ou ficaria presa para o resto da vida a bombinha de ar. Foi assim que Carolina decidiu que iria fazer algum esporte aquático. “Comecei fazendo natação. Fiz por um ano, até que descobri a hidroginástica e decidi que era isso que queria. Comecei então a praticar e até hoje continuo”, relata.
Carolina hoje tem 37 anos e diz que é perceptível as melhoras no seu corpo desde que começou a praticar hidroginástica. “Eu dificilmente fico doente, tenho a imunidade muito alta. Além disso, tenho ótima resistência física, que me permite praticar atividades físicas sem sentir exaustão. Também me sinto sempre muito disposta”, comenta.

Além disso, ela conta que além de fazer bem para o corpo, a hidroginástica faz bem para a mente. Para ela, a hidroginástica é uma maneira de esquecer dos problemas que se acumulam no dia a dia. “A hidroginástica ajuda muito o lado emocional das pessoas. Eu sempre me sinto tranquila, relaxada. Isso é muito bom. É um exercício para desestressar. Além disso, quando tenho algo para resolver, as vezes eu quebro a cabeça. Daí eu pratico hidro e quando acabo, encontro uma forma fácil de lidar com o problema”, conta.

Carolina pratica hidroginástica duas vezes por semana e faz também outras atividades, aliando tudo a uma alimentação adequada. Para ela, os momentos na piscina são regados a muita alegria. “É um momento de descontração que temos. Há música, conversa, prática de exercício, é realmente um momento para relaxar e curtir, além é claro de ajudar o corpo”, exalta.
Para ela, todos que têm interesse numa prática que une atividade física e lazer devem procurar a hidroginástica. “É um exercício que não oferece impacto e realizado em um ambiente seguro. É ótimo para tudo que envolve qualidade de vida. Minha filha de 14 anos também já faz e gosta. Eu não largo mais”, termina.

Benefícios da hidroginástica – A hidroginástica melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, desenvolvendo a resistência física e aumentando a força muscular, a flexibilidade e a circulação sanguínea. Isso garante uma sensação de bem-estar generalizada; Uma hora de hidroginástica faz você dar adeus a mais ou menos 400 Calorias. Após três meses já é possível ver o resultado! Claro, aliando o treino a uma alimentação balanceada, sempre; Os exercícios praticados na hidro estimulam e melhoram os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares: glúteos, braços, pernas, abdômen e costas;

 – Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão; A hidro também é eficiente para combater o estresse. A massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência, e os alongamentos, geralmente praticados no final de cada aula, relaxam o corpo e os músculos; Como a atividade é praticada com água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares, podendo ser praticada por gestantes, pessoas com alguma deficiência e por quem está se recuperando de alguma lesão. Mas é importante que você consulte sempre um médico antes de iniciar o treino; Por propiciar uma grande interação entre as pessoas durante a aula, as mais tímidas podem se favorecer, se soltar mais e até eliminar a inibição.

Notícias relacionadas