Vamos construir um dinossauro?
C.E.I.M. Nossa Senhora de Fátima
C.E.I.M. Nossa Senhora de Fátima
O 1o ano da manhã e da tarde fizeram um dinossauro Rex de caixas. Nós trouxemos caixas de casa. Daí, montamos ele deitado no parque. Então, pintamos com tinta verde, pincel, dedos e mãos.
O tiranossauro Rex tem cinco metros de altura. Com um fio, uma criança subiu na árvore e a outra estava segurando o fio embaixo.
Texto escrito pelas crianças do 1o ano da manhã.
Estes momentos de construções foram inicialmente planejados somente pelo 1o ano da manhã. Entre idas e vindas de caixas trazidas pelas crianças, as crianças do 1o ano da tarde sugeriram construir também um dinossauro com caixas. Como os 1os anos nos seus grupos escolheram estudar dinossauros, então as professoras conversaram sobre as sugestões das crianças.
E, assim, decidiram realizar a construção do dinossauro em conjunto. Mas, eram as crianças que escolheriam se queriam fazer juntos. Então, conversou-se com elas e estas quiseram fazê-lo. Optou-se por construir à tarde, porque as crianças da manhã ficam na escola no período integral. “Trabalhar conjuntamente, portanto, é um desafio, pois nós, professores, somos acostumados (e fomos formados) para trabalhar sozinhos, cada um com sua turma, seu planejamento, sua avaliação, seu jeito, e principalmente, sendo a única autoridade responsável por aquele coletivo de alunos”. (LUZ, Márcia R. Docência compartilhada: da reflexão à ação). Professoras: Monika Haertel e Carmen S. Völz
Marcenaria: possibilidades de descobertas para as crianças do período integral vespertino.
Pregos, martelos, serrote, alicate e madeiras. Crianças interagindo com estes instrumentos, pode isto ser possível? Mas isto não é algo extremamente perigoso? (dizeres de muitos adultos).
Sendo assim, abaixo seguem enunciados de momentos semanais que as crianças vivenciam com estes materiais:
“Que é muito bom. Porque tu sentes aquele tum, tum. Dá ideias de fazer brinquedos e muitas coisas”. (Bruna – escolar)
“É legal. Para aprender”. (Camila – 1o ano)
“A marcenaria é muito legal, porque a gente aprende a fazer coisas”. (Victor – escolar)
“Eu acho legal martelar e não gosto quando sujo a mão com guache”. (Luana – 2o ano)
“O dia foi bom quando eu cheguei na marcenaria”. (Kauê – 1o ano)
“Eu gosto muito de ir na marcenaria, porque aprende a fazer objetos. Quando mexer com martelo e prego não vai se machucar, porque aqui se aprende”.
“Eu gosto da marcenaria por causa que tem várias coisas diferentes e legais. Porque eu gosto de mexer com prego e martelo”. (Juergen – 3o ano)
“Legal, porque nós podemos fazer casinhas”. (Vanessa – 1o ano)
“Eu acho que é legal, porque dá para fazer muitas coisas”. (Vinícius – 1o ano)
“Eu gosto de fazer marcenaria, porque eu posso fazer coisas para as minhas bonecas e para o meu pai”. (Laura – escolar)
“Eu gosto muito, porque é muito legal. Eu bato os pregos bem grandes e difíceis. O martelo é bem pesado e a gente está fazendo brinquedos”. (Samir – 2o ano) Professora: Monika Haertel