- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Pomerlamm Fest ao vivo
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
A Terra
Colégio Sinodal Doutor Blumenau
Colégio Sinodal Doutor Blumenau
Os planetas são astros iluminados pelo sol. A terra é um planeta. Ela é formada por continentes e mares. A terra é redonda e achatada nos pólos. Ela faz dois movimentos: a rotação e a translação.
Rotação: ela gira ao redor de si mesma. Essa volta dura 24 horas e dá origem ao dia e a noite.
Translação: é a volta que a terra dá ao redor do sol. Esse movimento dura 365 dias ou um ano e dá origem às quatro estações do ano.
A Lua
A lua é o único satélite natural da terra. Ele também não tem luz própria; recebe luz do sol. A lua é redonda, mas nem sempre pode ser vista dessa forma. Como ela gira ao redor da terra, dependendo de sua posição, podemos vê-la de quatro formas diferentes.
O Sol
O sol aquece e ilumina a terra. Ele também serve como orientação. O sol nasce pela manhã e, ao entardecer ele se põe. Pela sombra que o sol deixa nos objetos, podemos nos orientar quanto ao horário.
Texto : Andressa Krüger 3º ano do E. F.