Superação e integração dos atletas de Pomerode nos 5º Parajasc
?O objetivo não foi alcançar medalhas, isso foi uma consequência. O importante foi a oportunidade de integração que os para-atletas de Pomerode tiveram?
“O objetivo não foi alcançar medalhas, isso foi uma consequência. O importante foi a oportunidade de integração que os para-atletas de Pomerode tiveram”, assim o gerente de esportes da Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer (Funpeel), Frank Utech, define a participação do município nos 5º Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).
As disputas foram realizadas de 04 a 09 de junho, em Caçador, e são destinadas a atletas com deficiência física (DF), mental (DM), auditiva (DA) e visual (DV). Pomerode participou pelo quarto ano consecutivo. O evento reuniu mais de dois mil para-atletas de 66 cidades.
Os pomerodenses conquistaram três medalhas de bronze e duas de prata. Simone Ellen Weber Beck conseguiu o 2º lugar no lançamento de dardo DF. Outra medalha de prata foi alcançada por Charles Frank Ferhmann, na bocha Paralisado Cerebral. Fabiana Cristina Bandock ficou na 3ª colocação no tênis de mesa. Na bocha cadeirante, Ilsanora Rahn e Rosemeri Glatz conquistaram o 3º lugar. Mais uma medalha de bronze foi para a bocha DF andante com as atletas Alice Chagas de Moraes e Lia Klitzke.
No quadro de pontos, Pomerode ficou em 30º lugar, com sete pontos, e por medalhas ficou em 37º. O município ainda conquistou um troféu na modalidade de bocha feminino. Chapecó foi o pentacampeão da competição, com 149 pontos. Em segundo lugar ficou Joinville, com 95, e Brusque ficou na 3ª colocação, com 77.
A delegação pomerodense foi formada por 22 atletas, sete técnicos acompanhantes, uma enfermeira, um fisioterapeuta, três motoristas e a técnica coordenadora foi a professora Ilsani Kroenig Baptista. Atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralisado cerebral, bocha DM, bocha cadeirante, bocha andante e xadrez foram as oito modalidades que tiveram a participação de Pomerode.
Os Parajasc são um evento do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, sendo organizados pela Fesporte com as parcerias das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) e Prefeitura Municipal de Caçador, além das entidades de assistência social, Apaes e associações esportivas.