Geral

8ª Feijoada do Amadeu serviu mais de 1.500 pratos

Feijão, temperos, linguiças e carne de porco. Todos esses ingredientes são fundamentais para o preparo de uma
feijoada deliciosa. Mas essa não teria todo sabor se não fosse a causa pela qual é feita e também não seria o mesmo
se não houvesse o carinho e a dedicação dos voluntários que a fazem.

1 de junho de 2015

Feijão, temperos, linguiças e carne de porco. Todos esses ingredientes são fundamentais para o preparo de uma feijoada deliciosa. Mas essa não teria todo sabor se não fosse a causa pela qual é feita e também não seria o mesmo se não houvesse o carinho e a dedicação dos voluntários que a fazem.
Quem compareceu a 8ª Feijoada do Amadeu no sábado, dia 30 de junho, pode sentir o sabor da dedicação dos amigos da escola que preparam a mais tradicional feijoada promovida em Pomerode. Pais, alunos e professores trabalharam para servir os mais de 1900 litros da refeição.
Foram vendidos mais de 1500 cartões antecipados e preparados mais 200 para serem vendidos na hora. Segundo a diretora da escola, Karen Hoeft, essa foi a maior feijoada promovida pela escola. Evento que já se concretiza no calendário de eventos da cidade. “Além da comunidade, sabemos de pessoas que vêm de outros municípios prestigiar nossa feijoada”.
Nesta oitava edição, foram servidos espetinhos, pasteis e cucas. A novidade desse ano foi o sorvete e os espetinhos doces que fizeram a alegria das crianças. Quem entrava logo via os resultados das aulas de empreendedorismo. Os alunos apresentavam a todos que chegavam os produtos confeccionados pelas empresas da turma, tinha pão de queijo, sabonetes, sanduíches, entre outros produtos.
Música ao vivo embalava a degustação desse prato da culinária brasileira. Para premiar aqueles que participavam do evento, as prendas arrecadas foram sorteadas em roda da fortuna, rifas e jogos. A diversão estava garantida.
O mais importante de ações como essa, não é somente a qualidade do cardápio ou da variedade de atividades, mas sim a partilha de interesses na educação pomerodense. É uma forma concreta de participação da comunidade na educação das crianças da cidade.

Como surgiu
A Feijoada do Amadeu surgiu em um momento difícil da escola. Foi em 2005 quando a escola foi furtada. No dia 29 de abril, os funcionários encontraram tudo revidado. A perda foi contabilizada em 50 mil reais.
Foi nesse momento que a APP resolveu agir. Sem recursos disponíveis para repor todos os itens furtados, optaram pela realizações de promoções e assim que começou a tradicional feijoada. Foram vendidos mais de 1.200 cartões de feijoada, consumindo aproximadamente 1.500 litros do produto. De lá para cá, é comum pessoas se oferecem e serem voluntárias para trabalhar na festa, que ampliou o numero de litros produzidos, dando mostras do sucesso em que se realizou. A Feijoada marca não só o calendário festivo da escola e da comunidade de Testo Alto, mas da própria cidade de Pomerode.

Receita
Tente fazer! Mas igual à Feijoada feita pelos Feijoeiros do Amadeu da Luz, não vai ser fácil encontrar por aí! Pois ela é feita com uma porção especial de carinho!

Para um tacho de 60 litros:
7kg de ossada de porco; 2kg de lombo
defumado; 2kg de linguiça; 2kg costela defumada; 2kg cenoura; 1 couve flor;
1 kg de cebola; 2kg de chuchu;
5 kg de feijão; 1 caixa de caldo
de feijão com 6 e alho
a gosto (+-200g).

Notícias relacionadas