7ª Osterfest atrai diferentes sotaques a Pomerode
Além da programação normal, a Festa de Páscoa vai oferecer uma aula especial de culinária com chefs mirins
A Osterfest resgata as tradições de Páscoa dos colonizadores germânicos e, por isso, a língua alemã está presente na festa não só pela participação dos moradores. “Recebemos até turistas da Alemanha. Eles ficaram encantados com o que viram aqui”, relata a assessora da Associação Visite Pomerode (Avip), Rejane Koch Goede. Sotaques de vários cantos do Brasil também se misturaram para ver as diversas atrações. “Além de receber gente de vários cantos de Santa Catarina, recebemos gente de vários estados como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Já são mais de 80 mil visitantes até agora”, conta o presidente da Avip, Deoclides Crispim Correa Filho. Na última semana, as ruas da cidade ficaram lotadas mais uma vez. O movimento para chegar ao Centro Cultural foi grande também na segunda-feira, 23 de março, data de aniversário de Florianópolis em que a festa ficou aberta ao público.
Atrações não faltam – Quem passa por Pomerode fica encantado com tantos detalhes. São atrações como a maior Osterbaum (Árvore de Páscoa) do mundo com 82 mil casquinhas, o Ostermarkt (feira de artesanato) e oficinas de produtos de Páscoa para adultos e crianças. Aliás, a organização da festa precisa da doação de mais casquinhas. Os vencedores do concurso de casquinhas que reuniu estudantes da rede pública de ensino serão conhecidos no dia 2 de abril, às 10h30min, no Centro Cultural, local da festa.
Mais duas semanas de encanto – A Páscoa se aproxima e com ela o final da Festa de Páscoa de Pomerode também. A Osterfest tem mais dois fins de semana pela frente, sempre de quinta a domingo, no Centro Cultural. “A programação, pensada pela organização para agradar toda a família, segue forte nesses dois últimos finais de semana”, ressalta o presidente da Avip, Deoclides Crispim Correa Filho. No dia 29 de março às 10h30min tem apresentação musical de Páscoa do grupo de jovens do Ministério de Louvor Nova Vida, em frente ao Teatro Municipal. Já a Caminhada de Caça aos Ovos, agendada para o dia 28, nas ruas da cidade foi cancelada. “O sucesso do evento está lotando as ruas, inclusive com grande movimento de veículos. Como priorizamos a segurança de moradores e turistas, decidimos não realizar a caça aos ovos”, explica a assessora da Associação Visite Pomerode (Avip), Rejane Koch Goede. A programação completa está no site www.avipomerode.com.br.
Em clima da Osterfest também na cozinha mirim – Dois chefs mirins prometem chamar a atenção na Festa de Páscoa de Pomerode, no dia 1º de abril. São eles Edu Martins, de 12 anos, que atualmente participa do programa “Tem Criança na Cozinha” no canal GLOOB, e a chef Malu Martins, de 10 anos, natural de Blumenau. Os dois craques mirins irão fazer uma palestra para as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Doutor Blumenau durante a manhã. Das 14h até às 15h, Edu e Malu estarão na Osterfest para tirar foto na maior árvore de Páscoa do mundo e dar autógrafos para fãs. Em seguida, ensinarão receitinhas deliciosas em um espaço especialmente montado para essa aula na Vila Encantada. A oficina estará aberta para 50 convidados.