5 carros que foram reprovados no teste de colisão com baixo desempenho
Alguns veículos tiraram nota zero na avaliação do Latin NCAP
![5 carros que foram reprovados no teste de colisão com baixo desempenho](https://www.jornaldepomerode.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Capturar-4-e1735043393398.jpg)
Foto: Asean NCAP/Divulgação
Com o avanço da tecnologia, os carros estão cada vez mais modernos e seguros. No entanto, ainda há modelos que não alcançam bons resultados nos testes de colisão. Para a América Latina e Caribe, o Latin NCAP é a organização responsável por realizar esses testes de segurança.
Em 2024, vários carros foram testados e atingiram a nota máxima, mas também houve modelos que tiraram nota zero na avaliação da instituição, como os abaixo:
Renault Sandero, Logan e Stepway
Esses três modelos, oriundos do mesmo projeto, receberam a nota zero no Latin NCAP. Embora apenas o Sandero tenha sido avaliado diretamente, a avaliação foi estendida aos outros dois carros.
- Proteção para adultos: 32,83%
- Proteção para crianças: 61,22%
- Proteção em impacto com pedestres: 46,30%
- Assistência à segurança: 0%
![](https://controle.jornaldepomerode.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Renault-Sandero-Logan-e-Stepway-e1735043432174.jpg)
Foto: Latin NCAP/Divulgação
Citroën C3 Aircross
Com apenas dois airbags, o C3 Aircross obteve zero estrelas no teste do Latin NCAP. De acordo com a organização, o impacto frontal demonstrou proteção inadequada para o peito do passageiro da frente, enquanto o teste lateral revelou uma intrusão significativa no habitáculo, aumentando os riscos para os ocupantes.
- Proteção para adultos: 33,01%
- Proteção para crianças: 11,37%
- Proteção em impacto com pedestres: 49,57%
- Assistência à segurança: 34,88%
![](https://controle.jornaldepomerode.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Citroen-C3-Aircross-e1735043450294.jpg)
Foto: Latin NCAP/Divulgação
Neta Aya
O Neta Aya, carro de entrada da fabricante chinesa Neta Auto, obteve a menor pontuação nos testes de colisão realizados pelo ASEAN NCAP. A pré-venda do modelo teve início no Brasil em novembro, com preço de R$ 128.900 na versão básica.
- Proteção para adultos: 7,89%
- Proteção para crianças: 13,51%
- Impacto com motociclista: 0%
- Assistência à segurança: 7,14%
![](https://controle.jornaldepomerode.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Neta-Aya-e1735043470112.jpg)
Foto: Latin NCAP/Divulgação
Jac E-JS1 (teste de 2022)
O E-JS1 é o modelo de entrada da marca para o mercado de carros elétricos, mas obteve um desempenho muito fraco nos testes de colisão. Este foi o primeiro carro elétrico testado pelo Latin NCAP.
- Proteção para adultos: 0%
- Proteção para crianças: 6%
- Proteção em impacto com pedestres: 20%
- Assistência à segurança: 7%
![](https://controle.jornaldepomerode.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Jac-E-JS1-teste-em-2022-e1735043488838.jpg)
Foto: Latin NCAP/Divulgação
Citroën C3 (teste de 2023)
O modelo mais barato da montadora francesa, atualmente parte do Grupo Stellantis, também falhou no teste de segurança. O Latin NCAP apontou falhas como uma estrutura instável, proteção insuficiente no impacto frontal, falta de proteção lateral para a cabeça e ausência de alerta para uso do cinto de segurança.
- Proteção para adultos: 30,52%
- Proteção para crianças: 12,10%
- Proteção em impacto com pedestres: 49,74%
- Assistência à segurança: 34,88%
![](https://controle.jornaldepomerode.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Citroen-C3-teste-em-2023-e1735043503997.jpg)
Foto: Latin NCAP/Divulgação
Esses resultados ressaltam a importância de continuar aprimorando a segurança dos veículos e garantir que modelos com desempenho insatisfatório em testes não coloquem em risco a vida dos ocupantes e pedestres.