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5 carros que foram reprovados no teste de colisão com baixo desempenho

Alguns veículos tiraram nota zero na avaliação do Latin NCAP

24 de dezembro de 2024

Foto: Asean NCAP/Divulgação

Com o avanço da tecnologia, os carros estão cada vez mais modernos e seguros. No entanto, ainda há modelos que não alcançam bons resultados nos testes de colisão. Para a América Latina e Caribe, o Latin NCAP é a organização responsável por realizar esses testes de segurança.

Em 2024, vários carros foram testados e atingiram a nota máxima, mas também houve modelos que tiraram nota zero na avaliação da instituição, como os abaixo:

Renault Sandero, Logan e Stepway

Esses três modelos, oriundos do mesmo projeto, receberam a nota zero no Latin NCAP. Embora apenas o Sandero tenha sido avaliado diretamente, a avaliação foi estendida aos outros dois carros.

  • Proteção para adultos: 32,83%
  • Proteção para crianças: 61,22%
  • Proteção em impacto com pedestres: 46,30%
  • Assistência à segurança: 0%

Foto: Latin NCAP/Divulgação

Citroën C3 Aircross

Com apenas dois airbags, o C3 Aircross obteve zero estrelas no teste do Latin NCAP. De acordo com a organização, o impacto frontal demonstrou proteção inadequada para o peito do passageiro da frente, enquanto o teste lateral revelou uma intrusão significativa no habitáculo, aumentando os riscos para os ocupantes.

  • Proteção para adultos: 33,01%
  • Proteção para crianças: 11,37%
  • Proteção em impacto com pedestres: 49,57%
  • Assistência à segurança: 34,88%

Foto: Latin NCAP/Divulgação

Neta Aya

O Neta Aya, carro de entrada da fabricante chinesa Neta Auto, obteve a menor pontuação nos testes de colisão realizados pelo ASEAN NCAP. A pré-venda do modelo teve início no Brasil em novembro, com preço de R$ 128.900 na versão básica.

  • Proteção para adultos: 7,89%
  • Proteção para crianças: 13,51%
  • Impacto com motociclista: 0%
  • Assistência à segurança: 7,14%

Foto: Latin NCAP/Divulgação

Jac E-JS1 (teste de 2022)

O E-JS1 é o modelo de entrada da marca para o mercado de carros elétricos, mas obteve um desempenho muito fraco nos testes de colisão. Este foi o primeiro carro elétrico testado pelo Latin NCAP.

  • Proteção para adultos: 0%
  • Proteção para crianças: 6%
  • Proteção em impacto com pedestres: 20%
  • Assistência à segurança: 7%

Foto: Latin NCAP/Divulgação

Citroën C3 (teste de 2023)

O modelo mais barato da montadora francesa, atualmente parte do Grupo Stellantis, também falhou no teste de segurança. O Latin NCAP apontou falhas como uma estrutura instável, proteção insuficiente no impacto frontal, falta de proteção lateral para a cabeça e ausência de alerta para uso do cinto de segurança.

  • Proteção para adultos: 30,52%
  • Proteção para crianças: 12,10%
  • Proteção em impacto com pedestres: 49,74%
  • Assistência à segurança: 34,88%

Foto: Latin NCAP/Divulgação

Esses resultados ressaltam a importância de continuar aprimorando a segurança dos veículos e garantir que modelos com desempenho insatisfatório em testes não coloquem em risco a vida dos ocupantes e pedestres.

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