Vale do Itajaí

37ª Oktoberfest tem superávit de R$ 7,5 milhões

Resultado é 50,47% superior ao registrado em 2019

13 de dezembro de 2022

Foto: Eraldo Schneider

Sucesso de público, com 634.704 pessoas, a 37ª Oktoberfest também registra o maior superávit da história do evento, com R$ 7,5 milhões. Esse resultado é 50,47% superior a última edição, em 2019, que teve R$ 5 milhões. Os dados financeiros, pesquisa e balanço socioambiental foram apresentados na manhã desta segunda-feira, dia 12, em coletiva de imprensa no Setor 1 do Parque Vila Germânica.

A 37ª da Oktoberfest Blumenau superou as expectativas e os números apresentados reforçam isso. O consumo de alimentação nesta edição foi de 562.603 itens, número 8,8% superior ao de 2019, quando foram consumidos 516.704 produtos de gastronomia. Com relação ao consumo de chope foram 683.300 litros de chope aproximadamente, incluindo as vendas para o público, camarotes e restaurantes da Vila Germânica. Em 2019, foram 608.068 litros da bebida. Nota-se um aumento de 12.37% em relação à última edição.

A festa gerou uma receita de R$21.763.506,12, que engloba venda de ingressos, comissão de venda, permissão de uso e patrocínios. O ticket médio do evento por visitante foi de R$ 73,64, um aumento de 36%, se comparado ao da edição anterior que cada visitante gastou uma média de R$ 54,13.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca os números positivos, que refletem a magnitude da festa. “Tivemos 19 dias inesquecíveis em Blumenau, o público estava com saudades do evento e os resultados denotam isso, foi a festa da retomada, que gerou emprego, renda e movimentou a economia como um todo. Estamos muito satisfeitos e animados para a próxima edição que promete ser ainda melhor”, completa.

Os turistas e blumenauenses que estiveram na Oktoberfest fizeram desta uma edição histórica, afirma o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel. “Não estamos falando somente do público e dos resultados financeiros, mas também da qualidade do evento, que teve destaque na segurança com a redução de ocorrências e também trouxe a sustentabilidade como novidade”, aponta.

Como em todos os anos, 1% do valor bruto da venda de bebidas alcoólicas são doados ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad), além do saldo residual que não foi resgatado no Oktober Karte. Nesta edição o valor vindo da comercialização de bebidas gerou uma doação de R$ 210.237,66, já o saldo deixado nos cartões resultou em um repasse de R$ 293 mil, totalizando R$ 503.237,66 de recursos que serão aplicados em ações de responsabilidade social, prevenção e consumo responsável de bebidas alcoólicas em Blumenau.

Balanço socioambiental

A 37ª Oktoberfest Blumenau foi muito além da tradição e da cultura germânica. A maior festa alemã das Américas também se destacou pelas ações de sustentabilidade e compensação ambiental.Uma das missões do projeto sustentabilidade foi o início da compensação de 30% das quase 2 mil toneladas de CO2 gerados na edição de 2019. Além do compromisso com o plantio das árvores, com a recuperação de uma área de 100.000 m², a organização da 37ª Oktoberfest Blumenau recolheu 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizou 100% do lixo gerado na festa.

A Oktoberfest é um evento tradicional, de grande porte e que possui a cultura germânica do povo blumenauense, falar sobre sustentabilidade é uma responsabilidade enorme e é tratada de forma séria por todos, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.“Adotamos conceitos internacionais de Sustentabilidade. Os contratos do evento passaram por processo licitatório ou credenciamento e durante o evento, todos os contratos foram fiscalizados por equipe técnica, denotando o compromisso com a transparência também”, completa.

Durante os 19 dias de festa foram recolhidos 140,71 toneladas de resíduos (78,75 t de orgânico e 61,96 t de reciclável), além da coleta de 2.920 litros de óleo das cozinhas do evento. “Essa com toda certeza foi a maior ação ambiental em eventos de Santa Catarina. Tivemos 100% dos resíduos da Oktoberfest 2022 reaproveitados para produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) e fizemos a destinação correto do óleo. Demonstramos que é possível, um evento do tamanho da Oktoberfest, também deixar um legado de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente para as futuras gerações”, finaliza.

Pesquisa

A organização da Oktoberfest Blumenau também divulgou os resultados da pesquisa de satisfação feita durante a festa. Segundo dados, 98,5% dos entrevistados atribuíram conceito bom e ótimo para o evento, que recebeu milhares de pessoas de 5 a 23 de outubro.

Destaque também para o perfil do público, que apontou superioridade de mulheres, com 67,8% segundo o levantamento, contra 32,2% de homens. Já a faixa etária predominante dos visitantes foi de 30 a 39 anos, com 30,9%, seguido de 40 a 49 e 25 a 29 anos, com 23,3% e 14%, respectivamente.

Casados e com união estável representaram mais da metade do público, de acordo com a pesquisa, com 57,6%, seguido de solteiros com 33,1%. Com relação ao perfil econômico dos visitantes, 28,2% era composto por pessoas com renda familiar entre R$2.501,00 a R$5.500,00, seguido de perto de público com renda entre R$5.501,00 a R$9.500,00, com 25,2% e, acima de R$9.501,00 de renda, que representa 20,3%.

Diferentemente do apontado pela pesquisa em 2019, onde o público predominante era de blumenauenses, com 51,2%, a 37ª Oktoberfest recebeu uma grande quantidade de turistas de acordo com o levantamento feito nos dias de evento. Os dados apontam que o público deste ano foi composto por 62,5% de turistas e 37,5% de moradores de Blumenau.

“A presença de turistas atraídos pela nossa Oktoberfest foi fundamental para um setor que foi fortemente afetado pela pandemia. A festa faz girar a economia da cidade, impactando positivamente não somente nos setores do turismo, mas toda uma cadeia econômica que se beneficia com a promoção da maior festa alemã das Américas”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Ainda sobre os dados com relação aos turistas, 47,8% responderam estar em Blumenau pela primeira vez. E dos que já estiveram aqui, 26,6% vieram para a festa seis vezes ou mais, denotando a fidelidade dos visitantes que o evento recebe. “O levantamento ratifica o que ano a ano identificamos, pois quem já visitou a festa gosta e retorna e isso acaba atraindo novos públicos, que se encantam com nossa cultura e atrativos da Oktoberfest”, destaca o secretário e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

A pesquisa revelou uma avaliação muito positiva em aspectos fundamentais para a festa. A decoração recebeu conceito bom e ótimo para 95,7% dos entrevistados, o atendimento teve 95,4%, segurança 94,2%, limpeza 96,1%, banheiros 76% e tempo aguardando nas filas recebeu aprovação bom e ótimo de 80% dos visitantes.

Bebidas

A edição histórica da festa trouxe muitas novidades para o público, entre elas uma nova categoria de chope, a super especial, que se juntou ao popular pilsen e o especial. O chope tradicionalmente é uma das atrações principais da Oktoberfest e a variedade da bebida em 2022 não deixou a desejar. Ao todo foram 128 tipos de rótulos, 14 da cervejaria oficial e 114 das artesanais. Além da Spaten, que foi a cerveja oficial, mais 12 marcas da Ambev fizeram parte da festa.

A grande variedade e qualidade das bebidas tiveram reflexo na pesquisa, que apontou conceito bom e ótimo para 89,1% dos entrevistados no quesito variedade e 90,3% para a qualidade dos produtos. Além disso, 58,5% dos que responderam os questionamentos acharam o valor pago pelas bebidas justo.

Gastronomia e Ingressos

Assim como as bebidas, a gastronomia na Oktoberfest é sempre uma sensação para o público. Nessa edição foram mais de 150 pratos típicos alemães disponíveis, distribuídos em 17 pontos de vendas e todos seguiram o conceito Haus, assim como aconteceu em anos anteriores. A variedade recebeu avaliação bom e ótimo para 91,9% dos entrevistados e a qualidade dos produtos 90,2%.

Para 52,8% dos visitantes que vieram para a festa e conheceram a diversidade da gastronomia avaliaram como justo o preço aplicado. O mesmo se aplica para os valores dos ingressos, que foram justos para 54,2% dos entrevistados.

Notícias relacionadas