Osterfest

16ª Osterfest, em Pomerode, espera casa cheia nas semanas que antecedem a Páscoa

Confira o que a programação da Osterfest ainda reserva ao público

14 de março de 2024

Foto: Leo Laps

Pomerode está preparada para receber um grande movimento de visitantes nas últimas três semanas de 16ª Osterfest. Até o dia 31 de março, a expectativa é envolver quase 200 mil pessoas nas tradições de Páscoa herdadas dos imigrantes alemães.

A programação desta reta final inclui apresentações de balé, piano, teatro e a exibição de um filme longa-metragem rodado em Pomerode.

Em se tratando de público, a Osterfest está entre os três maiores eventos de Santa Catarina, atrás apenas da Oktoberfest Blumenau e da Efapi, em Chapecó. A estimativa é de que a festa injete cerca de R$ 50 milhões na economia de Pomerode, mas o movimento indireto é bem superior.

Das indústrias da cidade saem produtos como chocolates, queijos, conservas, embutidos, cervejas e licores, além de têxteis, cristais, porcelanas e artigos para o lar, entre outros setores beneficiados pelas compras dos turistas.

 

Segurança

Mesmo tendo recebido mais de 1,5 milhão de visitantes em 15 edições, a Osterfest em Pomerode nunca teve uma ocorrência policial registrada. O impacto para a comunidade resume-se ao aumento do fluxo de trânsito e à geração de resíduos inerente a um evento deste porte.

Pomerode é referência no turismo voltado às famílias. Poucas cidades brasileiras têm tantos parques, museus, rotas e passeios voltados a esse público num território tão compacto. No fim de 2023, a cidade foi eleita o Melhor Destino do Brasil pelo portal especializado Melhores Destinos.

 

Programação

A Osterfest começou no dia 8 de fevereiro e estende-se até o domingo de Páscoa, 31 de março, celebrando os 200 anos da imigração alemã no Brasil. O evento, no Centro Cultural de Pomerode, tem o maior ovo decorado do mundo e a maior árvore de Páscoa do mundo, ambos reconhecidos pelo Guinness World Records.

Foto: Leo Laps

No dia 16 de março, às 19h, a Osterfest será palco para uma apresentação gratuita do grupo Ballet Cultura, de Pomerode. No dia 22 de março, o filme Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo será exibido em quatro sessões: às 10h, 14h, 19h30min e 21h30min. O longa-metragem é estrelado pelo personagem que faz sucesso no YouTube, com quase 18 milhões de inscritos. Ele foi rodado em Pomerode em 2022. O próprio Gato Galáctico estará na Osterfest para receber os visitantes. Os ingressos estão à venda no site: https://www.dl7tickets.com.br/AgendaGalaxia

No dia 23 de março, às 19h, a programação tem o recital de piano e canto “Cantando a América Latina”, com Carla Domingues e Guilherme Amaral. Entrada gratuita.

Todos os espetáculos ocorrem no Teatro Municipal de Pomerode, que fica anexo ao Centro Cultural. O acesso se dá pela bilheteria da Osterfest — no caso de apresentações gratuitas, não há cobrança do ingresso da festa.

 

Musical tradições

Durante o mês de março a Osterfest continua apresentando o musical Tradições, peça da companhia Kauê Lopes Produções. O espetáculo é gratuito e ocorre nos dias 8, 15, 22 e 31, sempre às 18h30min.

 

Serviço 16ª Osterfest

De quinta a domingo, das 10h às 20h, até 31 de março

Ingresso: R$ 8, com meia entrada de acordo com a legislação. Crianças menores de três anos não pagam

Notícias relacionadas