VÍDEOS: Pomerode sente impactos das queimadas através de fumaça e baixa qualidade do ar
Poluição atmosférica se agravou por conta dos incêndios ocorridos na região centro-norte do Brasil, Bolívia e Paraguai
Foto: Raphael Carrasco/JP
Nos últimos dias, os moradores de Pomerode têm sentido os impactos das queimadas que ocorrem na região centro-norte do Brasil, Bolívia e Paraguai. A combinação entre uma intensa massa de ar seco e quente e a fumaça das queimadas, tem causado uma piora significativa na qualidade do ar.
Desde o domingo, 08 de setembro, o estado de Santa Catarina está sob um Aviso Meteorológico, com atenção voltada para as possíveis consequências à saúde, como desidratação, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças preexistentes.
Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a fumaça trazida pelas queimadas intensificou a poluição atmosférica. Estações de monitoramento do ar, localizadas nos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo, registraram concentrações de partículas inaláveis (MP10) entre 80 e 130 μg/m³, valores que configuram um Índice de Qualidade do Ar entre moderado e ruim.
Nesse caso, é necessário que a comunidade fique atenta para os sintomas que a baixa qualidade do ar podem causar: irritação nos olhos, nariz e garganta, além de cansaço e tosse seca. Grupos vulneráveis estão mais suscetíveis a problemas mais graves.
Recomendações para a População
- Diante do cenário de baixa umidade e aumento da poluição, as autoridades recomendam:
- Hidratação constante:Beba água regularmente, mesmo sem sentir sede.
- Ambientes internos: Utilize umidificadores de ar ou recipientes com água para melhorar a umidade dentro de casa.
- Evitar atividades ao ar livre: Especialmente em horários de maior concentração de poluentes.
- Buscar atendimento médico:Se os sintomas respiratórios ou irritações persistirem, é aconselhável procurar assistência médica.
Vídeo: Raphael Carrasco/JP
Previsão para os Próximos Dias
Ao longo desta sexta-feira, 13 de setembro, e do final de semana, o avanço de uma frente fria e posterior formação de uma baixa pressão deixam o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina.
Esta sexta-feira (13), e manhã do sábado, 14 de setembro, as chuvas e os temporais mais intensos se concentram entre o Grande Oeste e o Sul do estado, podendo vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Já ao longo do sábado (14) e, principalmente, no domingo (15) o avanço da frente fria e formação da baixa pressão reforçam as chuvas no centro norte do estado, trazendo acumulados significativos nestas áreas.
De forma geral os acumulados variam entre 50 e 80mm no estado, mas com pontuais que podem superar os 100mm entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense.
Vídeo: Raphael Carrasco/JP
A Defesa Civil recomenda
Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Vídeo: Raphael Carrasco/JP