Meio Ambiente

VÍDEOS: Jacaré fêmea do Oceanic Aquarium coloca 39 ovos

É a primeira reprodução de jacarés no aquário. Quantidade surpreendeu equipe técnica e visitantes que presenciaram a postura

8 de março de 2024

Foto: Divulgação/Oceanic Aquarium

O aquário estava bastante movimentado quando Catarina deixou todos boquiabertos: ela se posicionou com corpo dentro da água, cabeça para fora e ali mesmo fez a postura de 39 ovos. Um verdadeiro espetáculo da natureza. “Foi emocionante presenciar esse momento, todos pararam em frente ao aquário para contemplar ela colocando os ovos. Simplesmente incrível! Fomos contando e a impressão é que ela estava muito tranquila, eu é que fiquei nervosa vendo”, brinca Andrea Schalub, gerente operacional do Oceanic Aquarium. o aquário fica em Balneário Camboriú (SC).

E não foi apenas impressão não, pelo modo e quantidade a Catarina realmente estava ‘de boa’ com a situação: “Vamos ressaltar que a reprodução do jacaré-do-pantanal só ocorre quando os animais se sentem muito à vontade no ambiente em que vivem. Se tratando de zoológicos ou aquários onde são bem cuidados, saudáveis e sentem que o ambiente é seguro para eles”, explica André Neto, biólogo e diretor técnico operacional do aquário. “A quantidade de ovos varia, depende do tamanho da fêmea”, esclarece. É a primeira reprodução de jacarés no Oceanic Aquarium.

Foto: Divulgação/Oceanic Aquarium

Reprodução da espécie

O jacaré-do-pantanal, como as demais espécies de jacarés, nasce de ovos. O óvulo é fecundado, no interior do corpo da fêmea, pelo jacaré-macho. Antes do ovo sair do corpo da fêmea, ele recebe uma casca. A incubação – da postura a eclosão – dura em média 80 dias.

A época de reprodução da espécie ocorre entre janeiro e março. E entram em idade reprodutiva a partir dos 8 anos. Uma curiosidade é que a temperatura influencia diretamente no sexo dos jacarés. Ambientes com menos de 31,5°C tender a dar origem a fêmeas. E superior a essa temperatura, machos.

Diferente de outros animais, as fêmeas não chocam os ovos, mas ficam de olho no ninho. De acordo com a veterinária Juliana Formagio, a equipe técnica precisou agir rapidamente: “Por serem muitos ovos e como eles não têm cuidados parentais nessa fase, optamos por retirar da água a metade dos ovos e pôr em um ninho na lagoa do próprio recinto e os demais foram colocados em um outro ninho para incubação artificial”. Aumentando assim as chances de nascerem machos e fêmeas. No caso da Catarina, os ovos pesam cerca de 90 gramas e medem em média 8 cm.

Trio de Jacarés

Alfredo, Catarina e Judite vivem no Oceanic Aquarium desde a inauguração em dezembro de 2019. O peso estimado deles é de: 70kg, 45kg e 30kg. Eles já conviviam juntos no zoológico da Universidade Federal do Mato Grosso, que encerrou as atividades naquele ano.

Em 2022 o Oceanic Aquarium recebeu o Certificado de Bem Estar Animal, emitido pela AZAB – Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil. A certificação é um movimento iniciado pela WAZA – World Association of Zoos and Aquariums, Associação Mundial dos Zôos e Aquários.

Foto: Divulgação/Oceanic Aquarium

 

Vídeo: Divulgação/Oceanic Aquarium

Vídeo: Divulgação/Oceanic Aquarium

Notícias relacionadas