Vídeos: Chuvas causam prejuízos pelo Estado
Cidades da região apresentam diversas ocorrências relacionadas às chuvas.
Ponte destruída pela chuva, em Blumenau | Foto: Divulgação
Conforme o alerta da Defesa Civil, um grande volume de chuvas está atingindo a parte Leste de Santa Catarina, ocasionando diversas ocorrências em cidades, inclusive, próximas a Pomerode.
Até o último Boletim divulgado pela Prefeitura de Blumenau, às 9h30min desta terça-feira, 20 de dezembro, foram registradas 65 ocorrências na cidade.
Entre elas, estão quedas de barreiras, inundações, queda de árvore e a destruição de uma ponte, na esquina da Rua Hermann Baehr com a Rua Jordão.
Além disso, algumas linhas do transporte coletivo também tiveram alterações.
Em Indaial, Demuttin e Defesa Civil fazem vistorias nas ruas em virtude dos alagamentos registrados na região nesta terça-feira.
Já em Gaspar, a Defesa Civil já registrou mais de 100mm de chuva em 6h, resultando em ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra. Os bairros mais atingidos até o momento são: Bateias, Barracão, Arraial, Bela Vista, Margem Esquerda e Belchior.
O transporte coletivo municipal também foi afetado por conta das chuvas.
Na cidade de Brusque, devido às chuvas da última noite, a Diretoria de Trânsito de Brusque precisou fechar alguns pontos da Beira Rio, por conta do Rio Itajaí Mirim ter saído da calha.
Cidades litorâneas também foram afetadas, como Balenário Camboriú, Penha e região da grande Florianópolis. Inclusive, em Camboriú, duas irmãs morreram soterradas. O acidente aconteceu no bairro Jardim Aliança e as vítimas tinham 17 e 15 anos.
Ainda conforme imagens compartilhadas nas Redes Sociais, trechos das BR-470 e da BR-101 apresentaram alagamentos, dificultando o trânsito nessas regiões.
Veja os vídeos:
Previsão
Segundo a Defesa Civil de SC, entre esta terça-feira e a manhã da quarta-feira, dia 21, o litoral catarinense e áreas próximas principalmente as regiões que já registraram volumes de chuva expressivos, permanecem sendo influenciados pela circulação marítima. Por isso, a chuva segue sendo volumosa e por vezes intensa e com risco muito alto (áreas em vermelho do mapa) para ocorrências associadas (como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações), sobretudo entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.
São esperados acumulados elevados (principalmente ao longo desta terça-feira), com valores médios de 100 mm e com pontuais ainda mais elevados, especialmente nas áreas costeiras entre o Baixo Vale, Grande Florianópolis, Litoral Norte e na Serra no Planalto Sul.