Comunidade

Vídeo: Veja os caças Gripen da FAB andando pelas ruas de Navegantes

A decolagem das aeronaves irá acontecer nos próximos dias.

4 de abril de 2022

Foto: Saab

Na madrugada de sábado para domingo, 03 de abril, os dois primeiros caças Gripen F-39E, de construção em série, da Força Aérea Brasileira (FAB 4101 e 4102) foram transladados do porto de Navegantes, para o aeroporto da cidade.

Os aviões foram rebocados sob um forte esquema de segurança, que incluiu soldados da infantaria da aeronáutica e da Polícia Militar. Alguns curiosos acompanharam, de perto, o deslocamento das aeronaves.

O trecho entre o porto e o aeroporto é de cerca de 2km, por isso, a escolha da chegada dos caças via navio por Navegantes. O percurso aconteceu sem problemas, exceto pelo fato que um dos caças ficou com a roda presa ao entrar em um portão de acesso ao aeroporto, mas isso foi solucionado pela FAB e pelo fabricante sueco Saab.

Os dois F-39E chegaram ao porto de Navegantes na sexta-feira, dia 1º, vindo das Suécia, quando foram embarcados, em 10 de março. De acordo com o contrato, os Gripens serão enviados ao Brasil por via marítima.

Uma vez no aeroporto, os técnicos da Saab e FAB irão conduzir alguns testes e depois os aviões serão liberados para seguirem em voo até a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo.

Nesta unidade, os aviões farão a sua certificação militar. Após concluída, os caças deverão ser entregues na base aérea Anápolis (GO), sob responsabilidade do 1º Grupo de Defesa Aérea, Esquadrão Jaguar.

 

Foto: Saab

 

A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades em novembro de 2021. Os caças foram entregues formalmente na fábrica da Saab, em Linköping, no país nórdico. O envio das outras duas aeronaves acontecer ainda neste semestre.

Ao todo, o Brasil adquiriu 36 unidades do caça, sendo 28 exemplares monopostos (versão E) e oito bipostos (versão F). No acordo com os suecos, foi acertado que o Brasil fará parte do desenvolvimento dos aviões, tanto que algumas peças dos Gripen são construídas aqui e parte da frota será produzida em território nacional.

Fonte: AeroMagazine

Vídeo: Saab

Notícias relacionadas