Estado

VÍDEO: Urupema registra -3,8°C e amanhece coberta por forte geada na Serra Catarinense

A previsão indica que o frio deve persistir em Santa Catarina.

15 de junho de 2026

Foto: Visite Urupema

A intensa massa de ar frio que atua sobre Santa Catarina voltou a derrubar as temperaturas na Serra Catarinense nesta segunda-feira, 15 de junho. O município de Urupema registrou a menor temperatura do estado nas primeiras horas da manhã, com os termômetros marcando -3,8°C e proporcionando um cenário típico de inverno, com forte geada cobrindo campos, telhados e vegetação.

Conhecida por registrar algumas das temperaturas mais baixas do Brasil, Urupema amanheceu com paisagens esbranquiçadas pela geada. O município, que possui cerca de 2,7 mil habitantes e está situado a 1.425 metros de altitude, reúne alguns dos pontos mais altos de Santa Catarina e integra, ao lado de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, uma das regiões mais frias do país, conforme dados da Epagri/Ciram.

Em São Joaquim, outro tradicional destino de inverno da Serra, também houve formação de geada. A mínima registrada foi de -0,53°C, suficiente para deixar áreas rurais e campos cobertos pela fina camada de gelo formada durante a madrugada.

Além de Urupema e São Joaquim, outras cidades serranas também enfrentaram temperaturas próximas ou abaixo de zero. Segundo a Epagri/Ciram, as menores temperaturas registradas no estado foram:

  • Urupema: -3,62°C
  • Bom Jardim da Serra: -2°C
  • São Joaquim: -0,53°C
  • Lages: 1,2°C

Frio continua nos próximos dias

A previsão indica que o frio deve persistir em Santa Catarina. Na terça-feira (16), o destaque segue sendo o tempo firme e as baixas temperaturas em todas as regiões do estado.

As mínimas devem variar entre 8°C e 10°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas demais regiões, os termômetros devem marcar entre 2°C e 8°C, com possibilidade de temperaturas negativas em pontos isolados da Serra Catarinense.

As máximas permanecem amenas, oscilando entre 13°C e 20°C ao longo do dia. De acordo com a previsão meteorológica, as condições continuam favoráveis para a formação de geada ampla em grande parte do estado durante as primeiras horas da manhã.

O tempo deve seguir estável, com predomínio de sol entre poucas nuvens e sem previsão de chuva. Por isso, não há risco para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas ao longo do dia.

Notícias relacionadas