Especiais

Vídeo: urso Zoe completa sete anos e recebe presente especial, no Zoo Pomerode

Comemoração foi nesta quarta-feira, 26 de julho

27 de julho de 2023

Foto: Divulgação / Bioparque Zoo Pomerode

A quarta-feira, 26 de julho, foi de festa no Bioparque Zoo Pomerode, porque o urso Zoe, nascido no local, completou sete anos.

E como a data merecia uma comemoração especial, como presente de aniversário, Zoe recebeu uma ação de enriquecimento ambiental, com alimento colocado dentro de uma caixa, especialmente decorada para a data.

Zoe nasceu no Bioparque no dia 26 de julho de 2016, e sua chegada foi motivo de muita comemoração. Isso porque o pai de Zoe, Bob, foi resgatado de um circo e a equipe do Zoo Pomerode se empenhou para proporcionar bem-estar e saúde a ele, após tudo que o animal passou.

Veja o vídeo da comemoração de sete anos de Zoe:

Vídeo: Divulgação / Bioparque Zoo Pomerode

Ao nascer, Zoe teve seu nome escolhido através de votação popular. Naquela ocasião, em novembro de 2016, o Jornal de Pomerode chegou a noticiar o nascimento dele, inclusive como capa do impresso, no dia 26 de novembro.

Foto: Arquivo Jornal de Pomerode

O pai de Zoe, Bob, como foi batizado, chegou ao Zoológico no ano de 2009, após ter sido “propriedade” de um circo, no litoral norte catarinense.

 

Enriquecimento ambiental no Bioparque Zoo Pomerode

O enriquecimento ambiental é uma técnica utilizada para compor um Programa de Bem-estar Animal, que visa dar dinamismo ao ambiente e proporcionar novidades e desafios aos animais, de acordo com as necessidades biológicas e comportamentais da espécie.

Os enriquecimentos podem ser sociais, como por exemplo colocar animais da mesma espécie ou de espécies diferentes juntos de forma segura; cognitivos, como brinquedos onde o animal tem que manipular para conseguir um alimento; sensorias, como cheiros diferentes, música clássica ou espelhos; físicos, como bolas ou uma simples caixa de papelão para felinos; e alimentares, com itens que normalmente não fazem parte da dieta habitual como mel para ursos ou tenébrios para primatas.

As técnicas podem estar associadas na mesma atividade e dispostas em dias e horários diferentes, sempre evitando questões de previsibilidade.

O enriquecimento ambiental visa sempre estimular comportamentos naturais, enriquecer o dia dos animais e dar a eles a opção de escolha entre interagir ou não com a atividade proposta.

Foto: Divulgação / Bioparque Zoo Pomerode

Notícias relacionadas