Meio Ambiente

Vídeo: tigres-siberianos do Zoo Pomerode comemoram aniversário com ação especial

Os dois mamíferos, Mike e Jack, completaram 14 anos de vida

30 de junho de 2023

Foto: BioParque Zoo Pomerode

A quinta-feira, 29 de junho, foi de celebração especial no BioParque Zoo Pomerode. Na data, foi comemorado o aniversário dos tigres-siberianos que vivem no local.

Os dois mamíferos, Mike e Jack, completaram 14 anos de vida e, de presente, ganharam uma ação de enriquecimento ambiental especial.

Foram entregues, no recinto, caixas decoradas de palha com pedaços de carne escondidos para estimular seus instintos.

A empresa Weiku do Brasil é parceira desta espécie. Os tigres-siberianos são considerados uma espécie ameaçada de extinção. Segundo o Zoo Pomerode, com menos de 3.900 tigres remanescentes em estado selvagem, eles existem em apenas 4% de sua distribuição histórica.

Confira o vídeo do presente de aniversário, publicado pelo Zoo Pomerode:

Vídeo: BioParque Zoo Pomerode

 

Sobre o enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é uma técnica utilizada para compor um Programa de Bem-estar Animal, no BioParque Zoo Pomerode. A técnica visa dar dinamismo ao ambiente e proporcionar novidades e desafios aos animais, de acordo com as necessidades biológicas e comportamentais da espécie.

Os enriquecimentos podem ser sociais, como por exemplo colocar animais da mesma espécie ou de espécies diferentes juntos de forma segura; cognitivos, como brinquedos onde o animal tem que manipular para conseguir um alimento; sensorias, como cheiros diferentes, música clássica ou espelhos; físicos, como bolas ou uma simples caixa de papelão para felinos; e alimentares, com itens que normalmente não fazem parte da dieta habitual como mel para ursos ou tenébrios para primatas.

As técnicas podem estar associadas na mesma atividade e dispostas em dias e horários diferentes, sempre evitando questões de previsibilidade. O enriquecimento ambiental visa sempre estimular comportamentos naturais, enriquecer o dia dos animais e dar a eles a opção de escolha entre interagir ou não com a atividade proposta.

 

O tigre-siberiano

Os tigres-siberianos são vistos na China, sudeste da Sibéria na Rússia, Coréia e, nordeste da Mongólia, em florestas de carvalho e coníferas, ou em áreas rochosas.

Sua pelagem densa, especializada para o clima frio de seu habitat, é de coloração alaranjada com listras negras e a parte inferior varia do branco ao creme. Os machos podem pesar até 306 kg enquanto as fêmeas 167 kg.

São carnívoros, preferindo presas grandes como alces, renas, cervos e javalis. Podendo consumir até 40 kg de carne de uma só vez.

Notícias relacionadas