VÍDEO: terremoto de magnitude 7,7 derruba prédio na Tailândia
Tremores atingiram Mianmar na tarde desta sexta-feira (28), no horário local, ou madrugada no horário de Brasília

Foto: Reprodução/X
Nesta sexta-feira, 28 de março, um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e foi fortemente sentido na China e na Tailândia. Os tremores derrubaram um prédio em construção, na Tailândia, e deixaram ao menos três mortos em Bangkok e dezenas de desaparecidos.
O terremoto aconteceu na tarde desta sexta-feira (28), no horário local, ou madrugada no horário de Brasília. Seu epicentro foi situado a 16 km ao noroeste de Mandalai, na região central de Mianmar.
Atualmente, Mianmar é governado por uma junta militar que controla os meios de comunicação, como rádio, televisão e jornais. Além disso, a internet é restrita na área. Ainda não há uma avaliação oficial sobre os danos causados.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), foram registrados “danos significativos” no centro do país. Como consequência, voos da Myanmar National Airlines, a companhia aérea estatal, foram cancelados.
A Cruz Vermelha também relatou destruições na região. “A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte. Prevemos que o impacto será bastante grande”, afirmou Marie Manrique, coordenadora de Programa da Federação Internacional da Cruz Vermelha.
Além da magnitude elevada do terremoto, a intensidade foi amplificada pela proximidade do epicentro, que ocorreu a apenas 10 km de profundidade, causando tremores mais fortes.
Na mídia estatal de Mianmar, foi reportado o colapso de duas pontes e a destruição de diversos edifícios em pelo menos cinco cidades. Em Yangon, moradores foram vistos deixando os prédios apressadamente devido aos tremores.
Vídeo: Reprodução/X