VÍDEO: servidor atinge pitbull com latão de lixo em Rodeio e caso repercute
Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o cão é atingido pelo objeto. Vários internautas comentaram sobre a atitude do coletor

Foto: Prefeitura de Rodeio/Divulgação
Na última semana, um caso envolvendo um coletor de lixo da cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí, repercutiu nas redes sociais.
Um vídeo registrado por uma câmera de segurança mostra o coletor de lixo que, ao devolver o latão em uma residência, acerta um cachorro da raça pitbull, que estava dentro do terreno.
O vídeo foi publicado na última quinta-feira, 20 de março, e repercutiu nas redes sociais, gerando vários comentários questionando a ação do trabalhador.
De acordo com o Executivo, o servidor relatou que não teve a intenção de machucar o animal. Segundo o homem, ele voltou ao trabalho após ver que o cão estava bem.
Após a repercussão do caso, a Prefeitura de Rodeio também se manifestou sobre a devolução dos latões, afirmando: “Essa medida é recomendada para evitar furtos desses tambores, como já ocorreu em algumas ocasiões. Agradecemos a compreensão da população e reforçamos nosso compromisso com a transparência e o respeito em todas as ações da administração pública.”
Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Rodeio:
“A Prefeitura de Rodeio vem a público esclarecer o ocorrido no dia 20/03/2025, envolvendo um servidor público (agente de serviços gerais – coletor de lixo) em um episódio que, de acordo com imagens divulgadas nas redes sociais, supostamente mostra o arremesso de um latão de lixo em direção a um cachorro em uma residência.
Após análise cuidadosa das imagens, a Prefeitura decidiu abrir um procedimento disciplinar para apurar os fatos e tomar as devidas providências, sempre buscando a verdade e a justiça.
Lamentamos profundamente o ocorrido e reforçamos que a Prefeitura de Rodeio tem um forte compromisso com o bem-estar animal e com a conduta responsável de seus servidores.
Em conversa com o funcionário envolvido, ele relatou que não teve a intenção de atingir o cachorro, explicando que o latão foi arremessado sem a intenção de causar danos. Ele afirmou que, ao perceber que o animal estava bem, continuou com seu trabalho. O servidor se desculpa sinceramente pelo ocorrido e compreende a preocupação gerada. Além disso, esclarecemos uma dúvida frequente da população.
Muitos têm perguntado sobre a orientação de devolver os tambores de lixo no interior da residência. Essa medida é recomendada para evitar furtos desses tambores, como já ocorreu em algumas ocasiões.
Agradecemos a compreensão da população e reforçamos nosso compromisso com a transparência e o respeito em todas as ações da administração pública”.
Vídeo: Prefeitura de Rodeio/Divulgação