VÍDEO: Resgate aéreo em Garuva: Bombeiros salvam homens ilhados em veículo submerso no rio
Operação de resgate foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), 7° Batalhão de Bombeiros Militar e o SAMU Aeromédico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) após o veículo ser surpreendido por cabeça d’água no Rio São João, em Garuva.

Divulgação/Arcanjo-03
Na tarde deste sábado, 16 de novembro, uma operação de resgate foi realizada em Garuva, na região Norte de Santa Catarina, para salvar dois homens que estavam ilhados no teto de um veículo no Rio São João.
A ocorrência foi registrada por volta das 13h34min, quando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) de Garuva acionou apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e do SAMU Aeromédico.
Os dois homens ficaram presos após o veículo ser surpreendido por uma cabeça d’água enquanto atravessava uma ponte na divisa entre Guaratuba (PR) e Garuva (SC).
Diante das condições meteorológicas adversas, a equipe do Arcanjo-03 enfrentou desvios no trajeto até o local.
Após o helicóptero pousar em um ponto de apoio, a equipe médica desembarcou, e um resgatista foi posicionado em um cesto para realizar a manobra de resgate.
A manobra foi executada cerca de 50 metros abaixo do ponto onde as vítimas estavam, com deslocamento controlado para evitar que o vento dos rotores agravasse a situação, potencialmente derrubando os homens na água.
A operação envolveu o uso de um puçá – equipamento acoplado ao gancho de carga –, para efetuar o resgate
As vítimas foram içadas com sucesso e levadas para a área de apoio.
Nenhuma das vítimas sofreu ferimentos graves, sendo avaliadas pela equipe médica do Arcanjo-03. Após a avaliação, os homens foram liberados com orientações de cuidados em caso de surgimento de sintomas posteriores.
O caso foi atendido pelas equipes do CBMSC e SAMU, que atuaram de forma coordenada durante a operação.
Confira os vídeos: