Cotidiano

Vídeo: quati viraliza nas redes sociais ao tentar roubar lanche de turistas, em Florianópolis

Imagens mostram a disputa entre o animal e os turistas pelo lanche

11 de fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Na Ilha do Campeche, em Florianópolis, um quati foi registrado tentando roubar o almoço de turistas enquanto aproveitavam um dia de sol. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver o momento em que o animal se aproxima de um grupo de pessoas e rapidamente agarra um pacote de sanduíches de uma das jovens.

A situação gera uma breve disputa entre o quati e a turista, até que o alimento cai no chão. Nesse instante, o animal consegue pegar um dos sanduíches e come o presunto.

O vídeo foi postado no perfil de Mica Silva e, desde então, teve grande repercussão, alcançando mais de 1,4 milhão de visualizações em uma das páginas que o compartilhou.

Veja o vídeo abaixo:

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais/Mica Silva

A Fundação Municipal do Meio Ambiente explicou que os quatis não são nativos da Ilha do Campeche. Eles foram introduzidos na região por volta da década de 1950 e, desde então, vêm sendo monitorados por uma equipe especializada. A Floram reforça que estão sendo estudadas ações para o controle dessa população, alertando que os animais não devem ser alimentados, tocados ou perturbados, para evitar danos ao ecossistema local e aos próprios animais.

A fundação também orienta os turistas a não deixarem alimentos ou embalagens abertas, a fim de prevenir que os quatis se acostumem com a presença humana como fonte de comida, o que pode prejudicar sua saúde e comportamento. A Polícia Militar Ambiental (PMA) alerta ainda que os quatis, como qualquer animal silvestre, podem se tornar agressivos se se sentirem ameaçados e podem transmitir doenças, como a raiva.

Notícias relacionadas