VÍDEO: Polícia cumpre prisões e apreensões em massa contra organização criminosa, no Vale do Itajaí
Investigação teve início com a prisão de um indivíduo suspeito de envolvimento com um roubo ocorrido em Blumenau
Foto: Polícia Civil/Divulgação
Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, por volta das 06h, a Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão a Roubos – DRR e Delegacia de Combate ao Crime Organizado – DECRIM, ambas do Departamento de Investigação Criminal, deflagraram a operação Decreto Final.
A operação visa cumprir 21 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão em desfavor de integrantes de uma organização criminosa de âmbito estadual, que atua dentro e fora dos presídios, e é responsável pelo cometimento de inúmeros crimes graves, a exemplo de roubos, tráfico de drogas, homicídios etc.
A investigação teve início com a prisão de um indivíduo suspeito de envolvimento com um roubo ocorrido numa Farmácia situada na Rua Nereu Ramos, Bairro Jardim Blumenau, no dia 23/01/2023.
Com o aprofundamento da investigação, constatou-se que o homem também era integrante da aludida facção criminosa, do núcleo da cidade de Indaial, inclusive tinha posição de destaque.
Além dele, comprovou-se o envolvimento de outros tantos, igualmente vinculados ao crime organizado daquela cidade e de Blumenau, todos com diversas passagens policiais.
Ao todo, 65 policiais civis participam da operação, sendo ela deflagrada nas cidades de Blumenau, Indaial, Timbó, Santa Cecília, Rio do Sul, Trombudo Central e Lages.
A operação contou também com o apoio irrestrito da Polícia Penal, que ficou responsável pela organização do cumprimento de mandados de busca e apreensão nas celas de alguns dos investigados, que já se encontram presos por outros motivos, no Presídio Regional de Blumenau, Penitenciária Industrial de Blumenau e Presídio de Lages.
Até o momento, 18 mandados de prisão foram cumpridos, além de mais duas pessoas presas em flagrante delito. Ainda, restaram apreendidos drogas e uma arma de fogo, além de outros objetos de interesse para a investigação.
Vídeo: Policia Civil/Divulgação