Meio Ambiente

Vídeo: Meteoro ilumina céu em Portugal e motorista flagra momento

O fenômeno foi visível em diversas regiões do país e em algumas áreas da Espanha.

19 de maio de 2024

Foto: Reprodução

Na noite de sábado, 18 de maio, um meteoro cortou o céu de Portugal, produzindo um clarão que transformou a noite em dia por um breve momento. O fenômeno foi visível em diversas regiões do país e em algumas áreas da Espanha.

Conforme relatado pelo Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), o objeto entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade estimada de 161 mil km/h.

Alguns vídeos publicados nas redes sociais capturaram o instante em que o clarão iluminou o céu português. O meteoro foi observado pouco antes da meia-noite em várias partes de Portugal, incluindo Porto, Algarve e Miranda do Douro, além de outras regiões da Península Ibérica.

Segundo o IAA-CSIC, o meteoro se tornou visível a uma altitude inicial de 122 quilômetros da superfície terrestre, possivelmente se desintegrando a uma altitude de 54 quilômetros. Apesar de buscas no distrito de Viseu, nenhum vestígio do objeto foi encontrado.

Em entrevista ao jornal espanhol ‘Granada Hoy’, o astrofísico José María Madiedo explicou que o meteoro provavelmente era uma rocha espacial desprendida de um cometa e que não chegou a atingir a superfície terrestre.

Confira o vídeo:

 

 

 

Notícias relacionadas