Tecnologia

Vídeo: Google lança ferramenta que mostra vídeo de desenvolvimento de Pomerode de 1986 até hoje

Por meio de um timelapse, é possível ver a evolução da cidade, desde a década de 80

3 de maio de 2021

O Google anunciou a maior atualização do aplicativo Google Earth desde 2017. Há mais de 15 anos o Google Earth facilita o acesso à imagens do nosso planeta, permitindo visualizar muitos lugares com detalhes impressionantes e agora, com a última novidade, é possível fazer linhas do tempo (timelapses).

Por meio desse recurso impressionante, é possível assistir a um vídeo com a evolução do mapa de Pomerode nas últimas quase quatro décadas. Também é possível utilizar a mesma ferramenta para conferir outras regiões do Estado, Brasil e de todo o mundo. 

Segundo a Google, um dos objetivos do recurso é mostrar os efeitos das mudanças climáticas, embora as informações apresentadas possam ter todos os tipos de usos, como na educação e uso recreativo.

 

Confira o vídeo: 

 

O novo recurso pode ser acessado pelo Google Earth instalado no computador ou pelo site g.co/Timelapse. Utilize a barra de pesquisa para escolher qualquer lugar do planeta que você quer ver. 

A empresa já disponibilizou para downloads mais de 800 vídeos de lugares que eles selecionaram, inclusive do Brasil.

A empresa abasteceu a ferramenta com 24 milhões de fotos de satélite dos últimos 37 anos. Ao todo, são trilhões de pixels, que demoraram mais de dois milhões de horas de processamento em milhares de máquinas do Google Cloud.

O resultado é um compilado de 20 petabytes de imagens de salélite em um único mosaico de vídeos de tamanho equivalente a 530 mil vídeos em resolução 4k. 

Com informações do OCP News 

 

Notícias relacionadas