VÍDEO: funcionário encontra jararaca dentro de caixa de utensílios, em Jaraguá do Sul
Biólogo Gilberto Ademar Duwe foi acionado para realizar o resgate do animal
Foto: Reprodução
Na última semana, um funcionário de uma loja de peças automotivas encontrou algo inesperado ao manusear uma caixa de utensílios: uma jararaca. O caso ocorreu em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.
O biólogo Gilberto Ademar Duwe, que foi acionado para realizar o resgate do animal, explicou que a espécie é venenosa e está entre as principais causadoras de acidentes com serpentes no Brasil.
Em entrevista ao portal g1, na segunda-feira, 11, Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), informou que a caixa continha peças usadas para veículos. “Por sorte, antes de colocar a mão, ele olhou ali dentro. Ele estava com a mão sem nenhuma proteção, sem nada. Aí ele acabou vendo o animal ali e nos acionou para fazer o resgate”, contou o biólogo.
Na última quinta-feira, 7, Gilberto compartilhou um vídeo nas redes sociais mostrando como foi realizado o resgate. “Eu estou usando o gancho aqui porque é um local mais tranquilo, não tem perigo dela fugir. Eu pego ela aqui mais no meio no gancho, ergo, e ela pensa que vai cair, vamos dizer assim, e ela tenta manter o equilíbrio. Por isso que ela fica mais parada”, explicou ele.
A jararaca, uma cobra venenosa do gênero Bothrops, é encontrada em todo o Brasil, conforme o biólogo Tobias Kunz, especialista em répteis.
Ele ressalta que existem mais de 30 espécies desse gênero espalhadas pelo país, e a mais comum é a Bothrops jararaca, que habita principalmente ambientes florestais, sendo bastante presente em Santa Catarina, especialmente na Mata Atlântica.
O Instituto Butantan destaca que as jararacas têm um padrão de coloração característico, com desenhos em forma de ferradura ao longo do corpo, geralmente mais escuros nas laterais.
As fêmeas dessa espécie tendem a ser maiores que os machos, e as jararacas são responsáveis por uma grande parte dos acidentes com picadas de serpentes no Brasil.
Ver essa foto no Instagram