Comunidade

Vídeo e fotos: Peças são retiradas da Praça Torgelow, que será realocada para outro espaço

Entenda a mudança:

4 de setembro de 2023

Foto: Marcus Vinicius Hersing

Quem passou pela Rua Hermann Weege e início da Rua dos Atiradores, na região central de Pomerode, nos últimos dias, percebeu a movimentação na Praça Torgelow.

As peças que faziam parte da Praça e homenageia o aniversário da imigração, foram retiradas do local.

Segundo a Prefeitura Municipal, as peças foram encaminhadas para restauração e, depois disso, serão realocadas para um novo espaço que será sede da Praça Torgelow.

A mudança será realizada porque o antigo local era um comodato e os proprietários solicitaram o espaço de volta, para um uso próprio.

Por isso a Praça Torgelow será transferida pra um novo endereço, que será divulgado nos próximos dias, pela administração municipal.

A Torgelowerplatz foi inaugurada no dia 30 de setembro de 2010. Construída em comemoração aos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina, a praça é fruto de um acordo entre Pomerode e Torgelow, na Alemanha, em 2007.

Como característica principal, o local tem as esculturas de bronze elaboradas pelo artista de Lages (SC), José Batista. Em tamanho natural, representam diversos personagens e objetos utilizados pelos imigrantes alemães na colonização do país, e principalmente, do estado de Santa Catarina.

A obra retrata ainda o trabalho de Pomerode, como a representação do homem com a enxada e a mulher frente à educação dos filhos.

Vídeo: Marcus Vinicius Hersing

 

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Notícias relacionadas